PROCESSO DE TRANSIÇÃO ESCOLAR: UMA VISÃO DE ALUNOS DO 6º ANO DE DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE SERRA- ES
Abstract
O escopo desta dissertação de mestrado foi à questão do processo da transição
escolar, na visão dos alunos do 6° ano do ensino fundamental II. Aqui, nesta
pesquisa científica, nos ocupamos na investigação das concepções destes citados
alunos acerca deste processo educativo vivenciado no 6° ano. Em relação aos
procedimentos metodológicos, a pesquisa enquadra-se dentro do método qualitativo
e, em relação aos objetivos, enquadra-se dentro da pesquisa qualitativa do tipo
fenomenológica que tem como proposição revelar as experiências e as realidades
vivenciadas no cotidiano dos 210 sujeitos selecionados para essa pesquisa Husserl
(2007). A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas da rede pública
municipal de educação do município de Serra – ES, neste ano letivo de 2017. Como
técnicas de coletas de dados, utilizou-se a aplicação de questionário aberto e de
entrevistas estruturadas com grupo focal e para mapear, categorizar, analisar e
tratar os dados foi utilizado á metodologia qualitativa da análise do conteúdo Bardin
(2011). Os resultados da pesquisa revelaram que as visões dos alunos não têm sido
prioridade da escola para assegurá-las dentro do Projeto Político Pedagógico
praticado; Constatou-se que os principais problemas anunciados pelos alunos
acerca do processo de transição foram: a redução da afetividade social dos
docentes do 6° ano, a ampliação do número de professores e das disciplinas, a
dificuldade de adaptação à nova organização escolar, principalmente das aulas em
50 minutos e da dificuldade para adaptação à prática educativa de cada um dos
nove professores. Conclui-se que, mesmo diante da atual LDB, que estabelece que
o aluno é o sujeito central e razão da existência da escola e que a mesma deve
tecer diálogo com estes sujeitos, no currículo em ação tem ocorrido importante
distanciamento. O estudo revelou a necessidade emergente das escolas
pesquisadas validarem e reconhecerem as concepções dos alunos do 6º ano,
visando reduzir os inúmeros problemas de adaptação apontados pelos alunos
pesquisados e, ainda, assegurar o diálogo entre a escola com esses alunos para
promoção de alta qualidade de aprendizagem.