• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS INSTITUIÇÕES DE CARIACICA - ES

Thumbnail
View/Open
CRISTIANA ANA LIMA.docx.pdf (3.018Mb)
Date
2022-12-20
Author
LIMA, Cristiana Ana
Metadata
Show full item record
Abstract
Este estudo pretendeu lidar com algumas lacunas em torno das práticas pedagógicas vivenciadas por professores e alunos no que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Acredita-se que tais considerações sejam de suma importância para a discussão e investigação da determinada modalidade, na busca por responder ao seguinte questionamento: Como ocorre a prática pedagógica de alfabetização de jovens e adultos em duas instituições municipais, no município de Cariacica, no Espírito Santo? Assim, a referida pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, constituindo-se uma pesquisa-ação por promover uma interação do pesquisador com o grupo investigado, a partir da observação participante, cujo objetivo consistiu em analisar as práticas do planejamento e os materiais didáticos utilizados durante o período em que o aluno da EJA está inserido na respectiva formação, para buscar, assim, uma ressignificação das práticas pedagógicas e proporcionar novas possibilidades ao educando. Para tanto, como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas semiestruturadas, tomando como sujeitos participantes do estudo os professores, pedagogos e alunos da EJA nas escolas selecionadas como lócus da pesquisa. Através da pesquisa bibliográfica apresentada, percebeu-se que as práticas pedagógicas adotadas pela EJA são trabalhadas de forma multidisciplinar aos conteúdos, porém de forma limitada no que diz respeito à diversidade de instrumentos que possam proporcionar um melhor acesso do aluno ao conhecimento, tais como: livros com textos mais regionais que retratem a realidade do homem no campo, sala de vídeo para tornar as aulas mais interessantes e uma maior diversidade de livros para pesquisa na biblioteca, entre outros.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1671
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback