AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS INSTITUIÇÕES DE CARIACICA - ES
Resumo
Este estudo pretendeu lidar com algumas lacunas em torno das práticas pedagógicas vivenciadas por professores e alunos no que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Acredita-se que tais considerações sejam de suma importância para a discussão e investigação da determinada modalidade, na busca por responder ao seguinte questionamento: Como ocorre a prática pedagógica de alfabetização de jovens e adultos em duas instituições municipais, no município de Cariacica, no Espírito Santo? Assim, a referida pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, constituindo-se uma pesquisa-ação por promover uma interação do pesquisador com o grupo investigado, a partir da observação participante, cujo objetivo consistiu em analisar as práticas do planejamento e os materiais didáticos utilizados durante o período em que o aluno da EJA está inserido na respectiva formação, para buscar, assim, uma ressignificação das práticas pedagógicas e proporcionar novas possibilidades ao educando. Para tanto, como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas semiestruturadas, tomando como sujeitos participantes do estudo os professores, pedagogos e alunos da EJA nas escolas selecionadas como lócus da pesquisa. Através da pesquisa bibliográfica apresentada, percebeu-se que as práticas pedagógicas adotadas pela EJA são trabalhadas de forma multidisciplinar aos conteúdos, porém de forma limitada no que diz respeito à diversidade de instrumentos que possam proporcionar um melhor acesso do aluno ao conhecimento, tais como: livros com textos mais regionais que retratem a realidade do homem no campo, sala de vídeo para tornar as aulas mais interessantes e uma maior diversidade de livros para pesquisa na biblioteca, entre outros.