Browsing Dissertações Mestrado by Title
Now showing items 653-672 of 713
-
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PINHEIROS - ESPÍRITO SANTO
(2014-11-28)A tecnologia tem proporcionado muitas melhorias para a civilização há muito tempo, com isto, todas as diversas áreas de atuação humana têm se apropriado de seus benefícios para tornar suas tarefas mais ágeis e precisas. ... -
TECNOLOGIAS INTERATIVAS COMO ESTRATÉGIAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(2022-11-11)VIANA, Cláudia Márcia Santos. 2022. Tecnologias Interativas como estratégias nos processos de ensino e aprendizagem de crianças autistas: um estudo de caso na educação infantil. 00 f. Dissertação (Mestrado Profissional em ... -
TEORIZANDO O ESPORTE COMO INTERVENÇÃO SOCIAL FRENTE À LEI 8.069/90: O CASO DO PROJETO “EDUCAR PARA CRESCER”
(2019-03-26)O estudo analisa a relevância do Projeto “Educar para Crescer através do Esporte” à luz da Lei 8.069/90 dentro do processo social e educacional dos participantes das oficinas ofertadas pelo programa, visando à diminuição ... -
TERRITORIALIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA GEOGRAFIA AGRÁRIA NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DA BARRA/ES
(2017-12-15)O espaço agrário tem ganhado importância nos estudos geográficos devido a constante transformação do território, a ação que o homem produz neste espaço pode desencadear modificações profundas em sua estrutura. Portanto, ... -
AS TICs E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: SÃO MATEUS-ES
(2020-02-28)O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) está cada vez mais presente nas salas de aula e tem proporcionado melhorias no processo de ensino e aprendizagem à medida que se incorpora no planejamento didático. ... -
AS TIC’S X JOGOS MATEMÁTICOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS PEQUENAS
(2021)COSTA, Manoela Paz da. 2021. As TIC’S x jogos matemáticos digitais na educação infantil: uma perspectiva de aprendizagem das crianças pequenas. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – ... -
TIPOLOGIAS BIOFÍLICAS NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO NOROESTE CAPIXABA
(2017-09-29)A percepção ambiental, na atualidade, vem sendo definida como uma tomada de consciência do ambiente pelo homem, ou seja, como o ser humano define e percebe o ambiente que se está localizado, aprendendo a protegê-lo e ... -
TIPOLOGIAS BIOFÍLICAS NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO NOROESTE CAPIXABA
(2017-09-29)A percepção ambiental, na atualidade, vem sendo definida como uma tomada de consciência do ambiente pelo homem, ou seja, como o ser humano define e percebe o ambiente que se está localizado, aprendendo a protegê-lo e ... -
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO AUTOATENDIMENTO BANCÁRIO: ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO USO DO APLICATIVO CAIXA
(2023-07-24)PINTO, MARIA APARECIDA DE BRITO. Transformação Digital no Autoatendimento Bancário: Análise da evolução do Uso do Aplicativo CAIXA. 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado). 2023. Centro Universitário Vale do Cricaré, 2023. Os ... -
A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A PRÁTICA DOCENTE
(2021)PEREIRA, Valdete Leonídio. A transição da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental: a prática docente. 2021. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do ... -
A TRANSPOSIÇÃO DOS FATOS REAIS E IMAGINÁRIOS PRESENTES NOS CONTOS FANTÁSTICOS COMO CONTRIBUIÇÃO ATIVA NA CONSTRUÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
(2021-12-16)ALMEIDA, Sabrina dos Santos Silva de. A transposição dos fatos reais e imaginários presentes nos contos fantásticos como contribuição ativa na construção do leitor crítico. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – UM DESAFIO NA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE EM UMA ESCOLA NO SUL DO ESPÍRITO SANTO
(2018-12-15)Neste estudo, pesquisou-se sobre um dos transtornos funcionais de aprendizagem, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que é caracterizado pela presença de um desempenho inapropriado nos mecanismos ... -
TRILHA TEMÁTICA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS ITAPINA
(2017-12-08)A prática de atividades não formais tem sido vista como enriquecedora dos currículos formais, constituindo-se numa ferramenta de grande potencial pedagógico abrindo um leque infindável de opções para educandos e ... -
A tríade social e as sociedades empresariais: função social da empresa, responsabilidade social e sustentabilidade sob o ponto de vista jurídico.
(2014-10-18)Nesta dissertação de mestrado foi feito um estudo acerca da tríade social formada por função social, responsabilidade social e sustentabilidade e sua aplicação em sociedades empresariais. Para direcionamento do estudo ... -
USO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM: O CASO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GURIRI / SÃO MATEUS ES (2018-2020)
(2021-06-30)STOFELE, Flávia Manette Cardoso. Uso da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem: o caso de uma escola municipal de Guriri / São Mateus ES (2018-2020). 2021. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências, ... -
O USO DA CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NUMA ESCOLA RURAL DE BOA ESPERANÇA- ES
(2018-12-12)A educação matemática escolar é a disciplina que ainda conforme os dados recentes do sistema de avaliação da educação básica, o aluno brasileiro tem mostrado importante dificuldade de aprendizagem dos conteúdos ... -
O USO DA INTERNET NO CELULAR PARA O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL DISSERTATIVO NO 3º ANO DO MÉDIO.
(2020)Neste século XXI, as discussões sobre os gêneros textuais ocupam um lugar de destaque na educação, em especial, para o ensino de língua portuguesa. Outra discussão é sobre a Internet, tendo em vista que os jovens de hoje ... -
O USO DA LUDICIDADE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DINAMIZADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
(2021)FONSECA, Róger Costa. O uso da ludicidade como prática pedagógica dinamizadora do processo de ensino-aprendizagem. 2021. 122f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021. A ludicidade na educação é uma ... -
USO DA MODALIDADE MOBILE LEARNING NA ALFABETIZAÇÃO DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN
(2019-12-06)As tecnologias digitais estão modificando a maneira como nos comportamos e, consequentemente, como aprendemos. Devido à necessidade que se tem, hoje, de inseri-las na educação, o método Mobile Learning propõe uma ... -
O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA COOPERATIVA EDUCACIONAL DE MUQUI EM TEMPOS PANDÊMICOS
(2023-08-18)FERNANDES, Fernnanda Luciano. O uso da tecnologia no ensino da Cooperativa Educacional de Muqui em tempos pandêmicos. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Saúde) – Centro Universitário ...