AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PINHEIROS - ESPÍRITO SANTO
Abstract
A tecnologia tem proporcionado muitas melhorias para a civilização há muito tempo,
com isto, todas as diversas áreas de atuação humana têm se apropriado de seus
benefícios para tornar suas tarefas mais ágeis e precisas. Com a tecnologia
moderna pode-se utilizar um universo de possibilidades até pouco tempo atrás
impensáveis, o que torna o desafio de viabilizar a tecnologia como ferramenta
essencial no processo ensino-aprendizagem uma tarefa difícil. Colocar os recursos
de áudio, vídeo, imagens, pesquisas, comunicação instantânea, mensagens e uma
gama infinita de ferramentas a serviço da educação exigem antes de qualquer coisa
observar o espaço físico e a metodologia que se adéqua à pedagogia escolar dentro
do processo em questão. A capacitação dos profissionais inseridos na educação
frente aos recursos tecnológicos visando à formação de indivíduos preparados para
enfrentar o mercado de trabalho dentro da realidade proposta pelo mundo
globalizado tornando-se cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Para
coleta de dados foi utilizada à aplicação de questionário estruturado. No resultado do
estudo constatou-se que os professores da escola pesquisada precisam ser
capacitados em cursos de formação continuada dentro da abordagem CTS. Conclui se que através da pesquisa existe a disponibilidade de diversos recursos
tecnológicos, porém que a abordagem CTS esta sendo discutida no currículo escolar
a quem da proposta das diretrizes curriculares propostas pelo ministério de
educação e cultura (MEC).