USO DA MODALIDADE MOBILE LEARNING NA ALFABETIZAÇÃO DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN
Abstract
As tecnologias digitais estão modificando a maneira como nos comportamos e,
consequentemente, como aprendemos. Devido à necessidade que se tem, hoje, de
inseri-las na educação, o método Mobile Learning propõe uma modalidade de ensino
em que os dispositivos móveis se constituem em recursos (aplicativos) para a
aprendizagem. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo investigar uma
metodologia de apoio ao ensino do aluno com síndrome de down com foco na
utilização do método Mobile Learning como ferramenta no processo de aprendizagem,
considerando aspectos organizacionais, tecnológicos e metodológicos. A pesquisa
realizada teve uma abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso, a
partir de uma experiência realizada com um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental
de uma escola da rede municipal de Itapemirim. Os responsáveis, a diretora, a
professora regente e a auxiliar responderam questionários semiestruturados que
contribuíram para o enriquecimento da pesquisa. A aplicabilidade do método
aconteceu de forma paulatina, em sala de aula, duas horas por dia, em dias
alternados. O uso do aplicativo motivou o aluno a participar de forma ativa e feliz das
aulas, demonstrando maior interesse na aprendizagem dos conteúdos e criticidade no
processo de resolução das atividades propostas. Após análise dos resultados
constatou-se que a modalidade Mobile Learning pode potencializar a alfabetização do
público da educação especial e proporcionar uma aprendizagem prazerosa e mais
rápida.