O USO DA CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NUMA ESCOLA RURAL DE BOA ESPERANÇA- ES
Abstract
A educação matemática escolar é a disciplina que ainda conforme os dados recentes
do sistema de avaliação da educação básica, o aluno brasileiro tem mostrado
importante dificuldade de aprendizagem dos conteúdos curriculares prescritivos. A
justificativa deste estudo foi devido ao rendimento insatisfatório dos alunos do meio
rural e ainda da ausência de atividades contextualizadas para estes sujeitos sendo
que 115 escolas do estado do Espírito Santo estão localizadas no perímetro rural. O
objetivo principal dessa pesquisa é desenvolver uma maneira diferenciada para que a
disciplina de matemática alcance uma proposta nova de ensino com novos saberes
matemáticos. No estudo recorremos a pesquisa dentro da abordagem qualitativa e as
técnicas para coleta de dados foram mediante a explicação de questionário aberto.
Em relação aos procedimentos o estudo enquadra-se na pesquisa-ação entre os
resultados consistentes revelados indicaram 100% dos alunos afirmaram maior
motivação e interesse para aprendizagem dos conteúdos selecionados para a
pesquisa de campo. Ainda verificou-se aumento para 87% de aprendizagem. Conclui se que as aulas de matemática dentro da metodologia da contextualização
sociocultural contribuiu na promoção do ensino do meio rural.