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dc.contributor.authorBASTIANELLI, RICARDO
dc.date.accessioned2021-09-03T18:53:35Z
dc.date.available2021-09-03T18:53:35Z
dc.date.issued2018-12-12
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/949
dc.description.abstractA educação matemática escolar é a disciplina que ainda conforme os dados recentes do sistema de avaliação da educação básica, o aluno brasileiro tem mostrado importante dificuldade de aprendizagem dos conteúdos curriculares prescritivos. A justificativa deste estudo foi devido ao rendimento insatisfatório dos alunos do meio rural e ainda da ausência de atividades contextualizadas para estes sujeitos sendo que 115 escolas do estado do Espírito Santo estão localizadas no perímetro rural. O objetivo principal dessa pesquisa é desenvolver uma maneira diferenciada para que a disciplina de matemática alcance uma proposta nova de ensino com novos saberes matemáticos. No estudo recorremos a pesquisa dentro da abordagem qualitativa e as técnicas para coleta de dados foram mediante a explicação de questionário aberto. Em relação aos procedimentos o estudo enquadra-se na pesquisa-ação entre os resultados consistentes revelados indicaram 100% dos alunos afirmaram maior motivação e interesse para aprendizagem dos conteúdos selecionados para a pesquisa de campo. Ainda verificou-se aumento para 87% de aprendizagem. Conclui se que as aulas de matemática dentro da metodologia da contextualização sociocultural contribuiu na promoção do ensino do meio rural.pt_BR
dc.subjectMatemática. Contextualização. Alunos. Ensino Fundamental Anos Finaispt_BR
dc.titleO USO DA CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NUMA ESCOLA RURAL DE BOA ESPERANÇA- ESpt_BR


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