TIPOLOGIAS BIOFÍLICAS NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO NOROESTE CAPIXABA
Abstract
A percepção ambiental, na atualidade, vem sendo definida como uma tomada de
consciência do ambiente pelo homem, ou seja, como o ser humano define e percebe
o ambiente que se está localizado, aprendendo a protegê-lo e a cuidá-lo da melhor
forma. Ela pode ainda proporcionar um diagnóstico da situação ambiental de uma
comunidade, avaliando como ela valoriza os diversos recursos do ecossistema,
podendo, a partir deste diagnóstico, propor programas para um desenvolvimento
sustentável. A Biofilia é a afinidade natural que acontece entre o ser humano e o
ambiente natural que o cerca. E pode ser classificada em três graus de altruísmos e
nove tipologias biofílicas diferentes. Este trabalho vai realizar uma investigação a fim
de contribuir para uma formação que instrumentalize o professores e a escola para
uma reflexão crítica e uma ação criativa que possa contribuir para mudanças da
percepção docente sobre as formas de vida não-humanas, atuando no processo de
construção de uma nova sociedade que supere a crise ambiental da sociedade nos
dias de hoje. Foram identificadas, neste estudo de caso, quais as tipologias biofílicas
que estão presentes entre um grupo de alunos, e através da percepção ambiental,
foi considerando a importância delas para o desenvolvimento dos trabalhos com
educação ambiental; A partir disso, foram propostas atividades práticas de
aprimoramento dos estudantes, no tocante às questões ambientais, com o objetivo
de oportunizar aos alunos melhores condições de aprendizagem e compreensão em
relação a estes temas, estreitando a interação com as outras formas de vida.