• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

TIPOLOGIAS BIOFÍLICAS NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO NOROESTE CAPIXABA

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.324Mb)
Date
2017-09-29
Author
ROCHA, VINÍCIUS
Metadata
Show full item record
Abstract
A percepção ambiental, na atualidade, vem sendo definida como uma tomada de consciência do ambiente pelo homem, ou seja, como o ser humano define e percebe o ambiente que se está localizado, aprendendo a protegê-lo e a cuidá-lo da melhor forma. Ela pode ainda proporcionar um diagnóstico da situação ambiental de uma comunidade, avaliando como ela valoriza os diversos recursos do ecossistema, podendo, a partir deste diagnóstico, propor programas para um desenvolvimento sustentável. A Biofilia é a afinidade natural que acontece entre o ser humano e o ambiente natural que o cerca. E pode ser classificada em três graus de altruísmos e nove tipologias biofílicas diferentes. Este trabalho vai realizar uma investigação a fim de contribuir para uma formação que instrumentalize o professores e a escola para uma reflexão crítica e uma ação criativa que possa contribuir para mudanças da percepção docente sobre as formas de vida não-humanas, atuando no processo de construção de uma nova sociedade que supere a crise ambiental da sociedade nos dias de hoje. Foram identificadas, neste estudo de caso, quais as tipologias biofílicas que estão presentes entre um grupo de alunos, e através da percepção ambiental, foi considerando a importância delas para o desenvolvimento dos trabalhos com educação ambiental; A partir disso, foram propostas atividades práticas de aprimoramento dos estudantes, no tocante às questões ambientais, com o objetivo de oportunizar aos alunos melhores condições de aprendizagem e compreensão em relação a estes temas, estreitando a interação com as outras formas de vida.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/871
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback