Browsing Ciência, Tecnologia e Educação by Title
Now showing items 75-94 of 483
-
O CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO E SUA ATUAÇÃO NO ATENDIMENTO INTRA-HOSPITALAR À VÍTIMA DE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA
(2019-12-18)Classificada pela American Heart Association como uma intercorrência de extrema emergência, a parada cardiorrespiratória é identificada pela interrupção severa e repentina das atividades respiratórias e mecânicas do ... -
O CONHECIMENTO DOS DIABÉTICOS SOBRE SUA DOENÇA NO NORTE/SUL DO ESPÍRITO SANTO E NORDESTE DE MINAS GERAIS
(2019-04-13)O Diabetes Mellitus tem apresentado aumento no número de casos em todo o mundo, afetando cerca de 12 a 13% da população adulta brasileira. A doença tem como principais fatores de risco: obesidade, idade, sedentarismo ... -
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO ALUNO A PARTIR DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY/ES
(2022)A presente pesquisa objetivou analisar como a história local do município de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, pode contribuir para a construção da identidade dos alunos, bem como da preservação patrimonial e cultural ... -
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS/ES
(2018-07-12)Esta dissertação expõe, como objeto de pesquisa, a construção da identidade profissional do pedagogo. Tendo como problema de pesquisa, saber como é formada a construção da identidade profissional dos pedagogos da ... -
CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SEQUENCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA GEORGETA FERREIRA DE ALMEIDA,BREJO GRANDE NO NORTE (ES)
(2022-11-17)LUNS, PATRÍCIA PEÇANHA ROZA. CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SEQUENCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA GEORGETA FERREIRA DE ALMEIDA, 2022. P. 90. Dissertação (Mestrado) – ... -
CONSTRUÇÃO E VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA NO CMEI “BEM ME QUER”– PRESIDENTE KENNEDY - ES
(2022-12-20)SANTOS, Efigênia Graça dos. Construção e valorização da identidade quilombola no CMEI “Bem Me Quer”– Presidente Kennedy – ES. 2022. 103f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022. A presente ... -
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
(2020-11-25)O desempenho dos alunos brasileiros em matemática no PISA 2018 revela a ineficácia do ensino e a necessidade de busca por iniciativas didáticas que possibilitem a atenuação desses resultados dos indicadores da educação ... -
CONSULTORIA DE IMAGEM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE: ESTILO COMO MARCA PESSOAL
(2020-04-27)CORREIA, Ticiana Scalzer. Consultoria de imagem na construção da identidade: estilo como marca pessoal [dissertação]. São Matheus: Programa de Mestrado Profissional, Faculdade Vale do Cricaré, 2020. A Consultoria de ... -
CONTRIBUIÇÃO DA AVALIAÇÃO FÍSICA NA PREVENÇÃO DE MORTE SÚBITA DOS USUÁRIOS DE ATIVIDADE FÍSICA DO NASF EM NANUQUE (MG)
(2019-11-08)Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF) no Brasil foi criado em 2008 e veio para ajudar as equipes multidisciplinares das UBS. Os profissionais do NASF vieram para aumentar o aporte de ações dentro da atenção básica ... -
CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA CULTURA DO MANEJO DE RESÍDUOS EM UMA EMEF DE SERRA-ES
(2023-10-18)Este estudo tem como objetivo compreender a eficácia da Educação Ambiental na promoção da cultura do manejo de resíduos em uma escola de Ensino Fundamental no Município de Serra-ES. Para fundamentar a pesquisa foram usados ... -
A CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM CANTIGAS POPULARES PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO
(2021-10-30)JESUS, ELBA CORRÊA. A CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM CANTIGAS POPULARES PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Centro Universitário Vale do Cricaré, 2021. A presente pesquisa ... -
A CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM FÁBULAS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES ATIVOS
(2020-11-13)A presente pesquisa tem por objetivo verificar como o trabalho sobre o ensino das estratégias de leitura com fábulas é capaz de oportunizar ao educando a compreensão e interação com o que leem. Considerando isso, a ... -
CONTRIBUIÇÃO DIDÁTICA E PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO ALUNO AUTISTA: DILEMA, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES
(2020-05-07)SOUZA, R. F. CONTRIBUIÇÃO DIDÁTICA E PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO ALUNO AUTISTA: DILEMA, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES. 2020. 95f. Dissertação (Mestrado) Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus-ES. 2020. Dentro da temática ... -
A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO QUILOMBOLA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA COMUNIDADE ESCOLAR DE BOA ESPERANÇA PRESIDENTE KENNEDY/ES
(2023-03-23)SANTOS, Tiaria das Graças dos. A contribuição do lúdico quilombola na alfabetização de crianças na comunidade escolar de Boa esperança Presidente Kennedy –ES. 2023. 82f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale ... -
A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
(2020-04-27)Neste estudo, pesquisou-se sobre a contribuição dos jogos e brincadeiras no ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, pois é uma das etapas de grande relevância para a criança e primordial para o seu ... -
CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O ENSINO NA PRÉ-ESCOLA.
(2022-06-10)LEITE, Viviane Santiago de Jesus. Contribuições da contação de histórias para o ensino na Pré-escola. 2022, p. 112. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2022. Esta pesquisa tem como objetivo explorar ... -
CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS/ES
(2019-12-03)A presente pesquisa tem como foco principal a contação de histórias como ferramenta para a ação educativa nas turmas de alfabetização, sendo que a pesquisadora há mais de uma década conta histórias nas escolas municipais ... -
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS INTERAÇÕES SOCIAIS DA CRIANÇA AUTISTA
(2020-12-21)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um transtorno de neurodesenvolvimento que apresenta características como déficits nas interações e na comunicação social, comportamentos repetitivos e padrões ... -
AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
(2020-05-26)A formação continuada surge como uma resposta acerca da necessidade de atualização profissional do professor, sobretudo, em um mundo cada vez mais dinâmico e dependente da tecnologia, sendo que esse processo de atualização ... -
CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA COMPREENSÃO DA LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
(2021)SANTIAGO, Andressa da Silva. Contribuições da música como instrumento de ensino na compreensão da língua inglesa para alunos da educação infantil. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021. ...