• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.534Mb)
Date
2020-11-25
Author
VIEIRA, CLÁUDIA MARA
Metadata
Show full item record
Abstract
O desempenho dos alunos brasileiros em matemática no PISA 2018 revela a ineficácia do ensino e a necessidade de busca por iniciativas didáticas que possibilitem a atenuação desses resultados dos indicadores da educação básica no país. O presente trabalho buscou analisar a aprendizagem de alunos da 1º série do ensino médio em geometria espacial por meio de uma proposta didática diferenciada com ênfase no lúdico. O objetivo geral da pesquisa é verificar se uma sequência didática de construções geométricas com ênfase no lúdico facilita a aprendizagem significativa, de conceitos de geometria em turmas da 1º série do ensino médio, tendo como objetivos específicos: verificar as concepções prévias dos alunos a respeito de geometria, identificando as dificuldades; aplicar uma sequência didática que implemente o ensino de geometria na 1ª série do ensino médio mediante construções geométricas, partindo de atividades lúdicas, de maneira que facilite a associação delas com o cotidiano do aluno e produzir um blog com ênfase na aplicação da sequência didática sobre o ensino de geometria espacial. Como embasamento teórico, a pesquisa tem suporte na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, com destaque para a aprendizagem matemática crítica significativa, o ensino de geometria segundo o PCN, o desenvolvimento do espírito científico e o uso de atividades lúdicas como estratégia de ensino. A dissertação tem abordagem qualitativa, com tipologia estudo de caso, sendo utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin para o tratamento dos dados coletados durante a intervenção didática com os sujeitos da pesquisa, alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública estadual do Espírito Santo, tendo como instrumentos de coleta de dados: observações da pesquisadora, questionário, elaboração das maquetes, seminários e gravação de vídeos. Os resultados encontrados demonstram que os alunos confundiam alguns conceitos da geometria plana com a espacial, correspondendo a um erro de aproximadamente 95% em questões referentes ao tema e, que após a aplicação da sequência didática, houve promoção da aprendizagem de geometria espacial a partir da construção de maquetes, revelando que a sequência didática tem potencial significativo.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/678
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [375]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback