CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Abstract
O desempenho dos alunos brasileiros em matemática no PISA 2018 revela a
ineficácia do ensino e a necessidade de busca por iniciativas didáticas que
possibilitem a atenuação desses resultados dos indicadores da educação básica no
país. O presente trabalho buscou analisar a aprendizagem de alunos da 1º série do
ensino médio em geometria espacial por meio de uma proposta didática diferenciada
com ênfase no lúdico. O objetivo geral da pesquisa é verificar se uma sequência
didática de construções geométricas com ênfase no lúdico facilita a aprendizagem
significativa, de conceitos de geometria em turmas da 1º série do ensino médio, tendo
como objetivos específicos: verificar as concepções prévias dos alunos a respeito de
geometria, identificando as dificuldades; aplicar uma sequência didática que
implemente o ensino de geometria na 1ª série do ensino médio mediante construções
geométricas, partindo de atividades lúdicas, de maneira que facilite a associação
delas com o cotidiano do aluno e produzir um blog com ênfase na aplicação da
sequência didática sobre o ensino de geometria espacial. Como embasamento
teórico, a pesquisa tem suporte na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel,
com destaque para a aprendizagem matemática crítica significativa, o ensino de
geometria segundo o PCN, o desenvolvimento do espírito científico e o uso de
atividades lúdicas como estratégia de ensino. A dissertação tem abordagem
qualitativa, com tipologia estudo de caso, sendo utilizada a técnica de análise de
conteúdo de Bardin para o tratamento dos dados coletados durante a intervenção
didática com os sujeitos da pesquisa, alunos da 1ª série do ensino médio de uma
escola pública estadual do Espírito Santo, tendo como instrumentos de coleta de
dados: observações da pesquisadora, questionário, elaboração das maquetes,
seminários e gravação de vídeos. Os resultados encontrados demonstram que os
alunos confundiam alguns conceitos da geometria plana com a espacial,
correspondendo a um erro de aproximadamente 95% em questões referentes ao tema
e, que após a aplicação da sequência didática, houve promoção da aprendizagem de
geometria espacial a partir da construção de maquetes, revelando que a sequência
didática tem potencial significativo.