A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS/ES
Abstract
Esta dissertação expõe, como objeto de pesquisa, a construção da identidade
profissional do pedagogo. Tendo como problema de pesquisa, saber como é
formada a construção da identidade profissional dos pedagogos da educação infantil
no município de São Mateus/ES, na perspectiva dos mesmos. Assim, na intenção de
compreender a identidade do pedagogo da educação infantil de São Mateus/ES ao
longo da história, objetivo geral do estudo, buscou-se explicitar os objetivos
específicos, que foram: discutir o processo de organização e estruturação da
formação pedagógica no Brasil; identificar a identidade construída do pedagogo de
São Mateus/ES no discorrer do tempo e sugerir um projeto formativo continuado a
estes profissionais, visando melhor compreensão destes acerca da identidade e
fazer pedagógico dos mesmos. Tais objetivos nos apontaram contradições e
polêmicas quanto às concepções formativas do pedagogo, que possibilitaram
reflexões concernentes às contribuições das disposições curriculares do curso sobre
as práticas dos profissionais dos pedagogos e na constituição da identidade
profissional do público alvo estudado. Posto isto, tais reflexões tornaram-se
proposição de um projeto formativo continuado a estes profissionais, visando que
estes tenham melhor compressão acerca da identidade e prática pedagógica dos
mesmos. Os métodos usados na pesquisa incluíram investigação documental e
bibliográfica, juntada a um estudo de campo feito nos Centros de Educação Infantil
Municipal (CEIM´s) da cidade objeto de estudo. Os resultados identificam que os
pedagogos estudados, em sua maior parte, têm formação inicial em pedagogia há
mais de 10 anos, contratados em caráter definitivo, via concurso público. Os dados
ainda apontam contradições a serem superadas, considerando a atuação recente
destes na modalidade de ensino em questão e nos níveis diversos da educação,
este último, sendo em decorrência da carga horária de trabalho a ser cumprida.
Finalmente, pode-se afirmar a existência de fragilidades referentes à identidade
profissional do pedagogo infantil de São Mateus, principalmente, devido, ao caráter
geral e fragmentado das Diretrizes Nacionais Curriculares (DCN´s) do curso de
pedagogia. Assim, conclui-se que, a identidade construída dos pedagogos de São
Mateus/ES ainda se encontra em processo de constituição, perpassando as esferas
formativas e a prática profissional destes, marcada pela pseudoformação.
Entretanto, ressalta-se que, os sujeitos estudados se mostram envolvidos e
comprometidos em superar esta pseudoformação, que fragiliza a identidade e
atuação dos mesmos, o que reafirma o processo de construção de identidade que
os pedagogos de São Mateus/ES se encontram.