• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS/ES

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.929Mb)
Date
2019-12-03
Author
MOREIRA, JANILZA
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente pesquisa tem como foco principal a contação de histórias como ferramenta para a ação educativa nas turmas de alfabetização, sendo que a pesquisadora há mais de uma década conta histórias nas escolas municipais e percebendo que o professor, na maioria das vezes, fica preso somente aos livros didáticos, percebeu-se que é necessário que este busque inovar e trazer a leitura de maneira lúdica e prazerosa, a fim de fomentar e motivar o gosto pela leitura. A partir do objetivo geral compreender a contribuição da contação de histórias no contexto escolar para o processo de alfabetização dos alunos de 1º e 2º anos de duas escolas do município de São Mateus e sendo realizada com os estudantes em fase inicial de alfabetização. Trata-se de um estudo de caso e a abordagem adotada é do tipo qualitativa. A pesquisa ocorreu através de observações em sala de aula, entrevistas com alunos e professores, bem como a aplicação de um questionário semiestruturado com 23 pedagogos que atuam em diversas escolas do município. Essa interação pode e deve acontecer a partir da contação de histórias inserida, nas práticas cotidianas das escolas municipais. Uma vez que ao contar histórias se abre um leque para vários outros conhecimentos e principalmente para a alfabetização nessa fase inicial. Os resultados mostram que quando a escola possui uma prática de leitura/contação, com ambientes propícios e com um acervo literário, a alfabetização acontece naturalmente, os alunos apresentam uma oralidade desenvolvida e sentem prazer em ler. No entanto, mesmo a escola não possuindo uma biblioteca, o professor como mediador, é capaz de com poucos recursos transformar o ambiente escolar em um ambiente lúdico e literário.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/991
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback