dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como foco principal a contação de histórias como
ferramenta para a ação educativa nas turmas de alfabetização, sendo que a
pesquisadora há mais de uma década conta histórias nas escolas municipais e
percebendo que o professor, na maioria das vezes, fica preso somente aos livros
didáticos, percebeu-se que é necessário que este busque inovar e trazer a leitura de
maneira lúdica e prazerosa, a fim de fomentar e motivar o gosto pela leitura. A partir
do objetivo geral compreender a contribuição da contação de histórias no contexto
escolar para o processo de alfabetização dos alunos de 1º e 2º anos de duas
escolas do município de São Mateus e sendo realizada com os estudantes em fase
inicial de alfabetização. Trata-se de um estudo de caso e a abordagem adotada é do
tipo qualitativa. A pesquisa ocorreu através de observações em sala de aula,
entrevistas com alunos e professores, bem como a aplicação de um questionário
semiestruturado com 23 pedagogos que atuam em diversas escolas do município.
Essa interação pode e deve acontecer a partir da contação de histórias inserida, nas
práticas cotidianas das escolas municipais. Uma vez que ao contar histórias se abre
um leque para vários outros conhecimentos e principalmente para a alfabetização
nessa fase inicial. Os resultados mostram que quando a escola possui uma prática
de leitura/contação, com ambientes propícios e com um acervo literário, a
alfabetização acontece naturalmente, os alunos apresentam uma oralidade
desenvolvida e sentem prazer em ler. No entanto, mesmo a escola não possuindo
uma biblioteca, o professor como mediador, é capaz de com poucos recursos
transformar o ambiente escolar em um ambiente lúdico e literário. | pt_BR |