CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SEQUENCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA GEORGETA FERREIRA DE ALMEIDA,BREJO GRANDE NO NORTE (ES)
Abstract
LUNS, PATRÍCIA PEÇANHA ROZA. CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SEQUENCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA GEORGETA FERREIRA DE ALMEIDA, 2022. P. 90. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022.
O Ensino por Investigação como meio para as crianças aprenderem ciências favorece um comportamento mais ativo, na medida em que é convidado a manipular materiais, expor ideias, problematizar e refletir, buscar soluções, argumentar a respeito dos resultados de sua investigação. Esta pesquisa teve como objetivo estudar os aspectos pedagógicos e epistemológicos de uma sequencia de ensino investigativo, aplicado aos alunos do ensino fundamental I da Escola Georgeta Ferreira de Almeida, localizada em Brejo Grande do Norte no município de Itapemirim no Estado do Espírito Santo. A metodologia utilizada foi observação participativa baseada em uma abordagem interpretativa e qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado e desenvolvimento da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) em quatro tempos em quatro momentos pedagógicos tendo como tema gerador as bactérias nos processos tecnológicos benéficos. Os estudos apontaram que observar o trabalho do professor é uma ferramenta importante para a produção de materiais que possa contribuir para a formação do professor e uma das maneiras de pensar o ensino de ciências. A pesquisa demonstrou que o ensino por investigação é uma estratégia metodologica importante para a aprendizagem de ciências e para a promoção da alfabetização científica nas séries iniciais do ensino da educação básica. O produto educacional configura-se em um produto educativo em formato de um E-book, apresenta-se uma proposta de sequencia didática com sugestão de atividades, para possibilitar a criação de Ensino Ivestigativo.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
ENSINO FUNDAMENTAL: ROTATIVIDADE DOCENTE E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA MUNICIPAL EM SÃO MATEUS/ES
SANTOS, RITA DE CÁSSIA (2020-02-27)Este trabalho dissertativo traz como temática a melhoria no desempenho dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escola do município de São Mateus/ES, com grande rotatividade de professores durante cada ano ... -
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
VIEIRA, CLÁUDIA MARA (2020-11-25)O desempenho dos alunos brasileiros em matemática no PISA 2018 revela a ineficácia do ensino e a necessidade de busca por iniciativas didáticas que possibilitem a atenuação desses resultados dos indicadores da educação ... -
O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA DE PRESIDENTE KENNEDY-ES
BAPTISTA, IVANETE (2020-02-28)Esta pesquisa trata da ludicidade – jogos e brincadeiras na educação, principalmente no que diz respeito ao processo de alfabetização no primeiro e segundo anos do ensino fundamental. Tem como principal objetivo relatar ...