ENSINO FUNDAMENTAL: ROTATIVIDADE DOCENTE E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA MUNICIPAL EM SÃO MATEUS/ES
Abstract
Este trabalho dissertativo traz como temática a melhoria no desempenho dos alunos
dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escola do município de São Mateus/ES,
com grande rotatividade de professores durante cada ano letivo. Dessa forma, o
problema constatado se baseia no seguinte questionamento: como uma escola
municipal de Ensino Fundamental de São Mateus afere o processo ensino aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano mediante rotatividade intensa de docentes
a cada ano letivo? Para alcançar a resolução da problemática de estudo, o objetivo
geral visa: demonstrar como ocorre o processo ensino-aprendizagem na escola X de
Ensino Fundamental, em São Mateus/ES, face à intensa troca de professores a cada
ano letivo. Entende-se a necessidade de desenvolver uma pesquisa que analise como
o desempenho dos alunos do 1º. ao 5º. ano tem sido afetado ante a rotatividade de
docentes efetivos na escola, principalmente pela questão da falta de vínculo que se
forma a cada ano. A justificativa deste trabalho é o baixo índice de pesquisas que
discutem esta questão, porque ao examinar as dissertações de Mestrado defendidas
por essa instituição até o presente momento – menos de 20% delas abordam o
referido assunto proposto. Também se justifica a busca por desenvolver um ensino aprendizagem centrado no aluno e em suas necessidades, independentemente de o
professor ser efetivo ou não na instituição. A pesquisa desenvolvida foi a pesquisa ação, tendo como respaldo o fato da aproximação da pesquisadora com o ambiente
pesquisado e o tema. Após a coleta e análise dos dados, conclui-se que a rotatividade
é fator comprometedor do vínculo, mas se a escola tiver uma proposta de aproximação
constante de seus docentes aos alunos do 1º ao 5º ano, essa agravante não será tão
incisiva no desenvolvimento discente. Para isso, propôs-se como Produto Final
projetos que insiram a família, os alunos e professores em atividades que os
aproximem.