• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SEQUENCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA GEORGETA FERREIRA DE ALMEIDA,BREJO GRANDE NO NORTE (ES)

Thumbnail
Ver/
PATRICIA PEÇANHA ROZA LUNZ.pdf (5.858Mb)
Fecha
2022-11-17
Autor
LUNS, Patrícia Peçanha Roza
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
LUNS, PATRÍCIA PEÇANHA ROZA. CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SEQUENCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA GEORGETA FERREIRA DE ALMEIDA, 2022. P. 90. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022. O Ensino por Investigação como meio para as crianças aprenderem ciências favorece um comportamento mais ativo, na medida em que é convidado a manipular materiais, expor ideias, problematizar e refletir, buscar soluções, argumentar a respeito dos resultados de sua investigação. Esta pesquisa teve como objetivo estudar os aspectos pedagógicos e epistemológicos de uma sequencia de ensino investigativo, aplicado aos alunos do ensino fundamental I da Escola Georgeta Ferreira de Almeida, localizada em Brejo Grande do Norte no município de Itapemirim no Estado do Espírito Santo. A metodologia utilizada foi observação participativa baseada em uma abordagem interpretativa e qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado e desenvolvimento da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) em quatro tempos em quatro momentos pedagógicos tendo como tema gerador as bactérias nos processos tecnológicos benéficos. Os estudos apontaram que observar o trabalho do professor é uma ferramenta importante para a produção de materiais que possa contribuir para a formação do professor e uma das maneiras de pensar o ensino de ciências. A pesquisa demonstrou que o ensino por investigação é uma estratégia metodologica importante para a aprendizagem de ciências e para a promoção da alfabetização científica nas séries iniciais do ensino da educação básica. O produto educacional configura-se em um produto educativo em formato de um E-book, apresenta-se uma proposta de sequencia didática com sugestão de atividades, para possibilitar a criação de Ensino Ivestigativo.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1339
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

Ítems relacionados

Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.

  • Thumbnail

    ENSINO FUNDAMENTAL: ROTATIVIDADE DOCENTE E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA MUNICIPAL EM SÃO MATEUS/ES 

    SANTOS, RITA DE CÁSSIA (2020-02-27)
    Este trabalho dissertativo traz como temática a melhoria no desempenho dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escola do município de São Mateus/ES, com grande rotatividade de professores durante cada ano ...
  • Thumbnail

    CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 

    VIEIRA, CLÁUDIA MARA (2020-11-25)
    O desempenho dos alunos brasileiros em matemática no PISA 2018 revela a ineficácia do ensino e a necessidade de busca por iniciativas didáticas que possibilitem a atenuação desses resultados dos indicadores da educação ...
  • Thumbnail

    O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA DE PRESIDENTE KENNEDY-ES 

    BAPTISTA, IVANETE (2020-02-28)
    Esta pesquisa trata da ludicidade – jogos e brincadeiras na educação, principalmente no que diz respeito ao processo de alfabetização no primeiro e segundo anos do ensino fundamental. Tem como principal objetivo relatar ...

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias