Show simple item record

dc.contributor.authorLUNS, Patrícia Peçanha Roza
dc.date.accessioned2022-12-20T11:37:41Z
dc.date.available2022-12-20T11:37:41Z
dc.date.issued2022-11-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1339
dc.description.abstractLUNS, PATRÍCIA PEÇANHA ROZA. CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SEQUENCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA GEORGETA FERREIRA DE ALMEIDA, 2022. P. 90. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022. O Ensino por Investigação como meio para as crianças aprenderem ciências favorece um comportamento mais ativo, na medida em que é convidado a manipular materiais, expor ideias, problematizar e refletir, buscar soluções, argumentar a respeito dos resultados de sua investigação. Esta pesquisa teve como objetivo estudar os aspectos pedagógicos e epistemológicos de uma sequencia de ensino investigativo, aplicado aos alunos do ensino fundamental I da Escola Georgeta Ferreira de Almeida, localizada em Brejo Grande do Norte no município de Itapemirim no Estado do Espírito Santo. A metodologia utilizada foi observação participativa baseada em uma abordagem interpretativa e qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado e desenvolvimento da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) em quatro tempos em quatro momentos pedagógicos tendo como tema gerador as bactérias nos processos tecnológicos benéficos. Os estudos apontaram que observar o trabalho do professor é uma ferramenta importante para a produção de materiais que possa contribuir para a formação do professor e uma das maneiras de pensar o ensino de ciências. A pesquisa demonstrou que o ensino por investigação é uma estratégia metodologica importante para a aprendizagem de ciências e para a promoção da alfabetização científica nas séries iniciais do ensino da educação básica. O produto educacional configura-se em um produto educativo em formato de um E-book, apresenta-se uma proposta de sequencia didática com sugestão de atividades, para possibilitar a criação de Ensino Ivestigativo.pt_BR
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamental. Ensino por Investigação. Alfabetização Ciêntífica. Ensino de Ciências.pt_BR
dc.titleCONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SEQUENCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA GEORGETA FERREIRA DE ALMEIDA,BREJO GRANDE NO NORTE (ES)pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record