Browsing Dissertações Mestrado by Title
Now showing items 274-293 of 713
-
O ENSINO DE FRAÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (PRESIDENTE KENNEDY-ES – SEXTO ANO)
(2021)SANTOS, Neila Alves Moreira dos. O ensino de frações para uma aprendizagem significativa (Presidente Kennedy-ES – 6° Ano). 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Este estudo visou ... -
ENSINO DE HISTÓRIA A UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS COM ARTES VISUAIS
(2020-12-15)A inclusão de uma criança é uma necessidade dentro das escolas, a fim de garantir uma educação de qualidade e possibilitar o direito de todos os alunos, com necessidades especiais ou não, de exercer e usufruir de uma ... -
O ENSINO DE HISTÓRIA E A ATUAÇÃO DO DOCENTE: Principais abordagens sobre o estudo de História Local nos Anos Finais do Ensino Fundamental no município de Presidente Kennedy-ES
(2021)FONTANA, Poliana Nicoli. O ENSINO DE HISTÓRIA E A ATUAÇÃO DO DOCENTE: Principais abordagens sobre o estudo de História Local nos Anos Finais do Ensino Fundamental no município de Presidente Kennedy-ES. 2021. 109 f. Dissertação ... -
O ENSINO DE LINGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DO BILETRAMENTO
(2021)ABREU, Joanete Maria Coutinho Rangel. O ensino de Lingua Inglesa na Educação Infantil na perspectiva do Biletramento. Dissertação (Mestrado). Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus: 2021. 105 f. Esse estudo aborda a ... -
O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO IFES VITÓRIA: desafios e perspectivas
(2015-03-13)O trabalho se propõe a analisar a disciplina Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnica. A pesquisa se desenvolveu no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória, e visava contribuir ... -
O ENSINO DE TABUADA ATRAVÉS DE JOGOS PARA OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II – ITAPEMIRIM/ES
(2021)FREITAS, Keyla ARCANJO. O ENSINO DE TABUADA ATRAVÉS DE JOGOS PARA OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II – ITAPEMIRIM/ES. 2021. 84f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus - ES, 2021. Esta ... -
ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES
(2019-04-13)O ensino e aprendizagem de física é processo da maior importância na formação do sujeito, colaborando de forma significativa para o êxito do mesmo em seu processo educativo. Partindo dessa premissa, o presente estudo ... -
ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS UTILIZANDO O JOGO “CARTAS MATEMÁTICAS”
(2019-11-29)Esta pesquisa visa analisar como a utilização do jogo “cartas matemáticas” pode colaborar com as práticas de ensino aprendizagem de matemática nos níveis básicos de educação, no sentido de torná-las mais acessíveis no ... -
ENSINO E APRENDIZAGEM DOS PRINCÍPIOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO A UMA CRIANÇA SURDA: UM ESTUDO DE CASO
(2018-12-06)O presente trabalho objetiva discutir os processos de ensino e aprendizagem dos princípios aditivo e multiplicativo a uma criança surda, propondo uma ferramenta colaborativa através da utilização dos materiais manipulativos ... -
ENSINO FUNDAMENTAL: ROTATIVIDADE DOCENTE E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA MUNICIPAL EM SÃO MATEUS/ES
(2020-02-27)Este trabalho dissertativo traz como temática a melhoria no desempenho dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escola do município de São Mateus/ES, com grande rotatividade de professores durante cada ano ... -
ENSINO REMOTO DE INGLÊS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID19 PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II DE ESCOLAS ESTADUAIS DE LINHARES-ES
(2022-10-31)PEREIRA. Diego Antônio de Souza. Ensino remoto de inglês em tempos de pandemia da Covid19 para alunos do Ensino Fundamental II de escolas estaduais de Linhares-ES. 168f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Social, ... -
O ENSINO REMOTO EM PRESIDENTE KENNEDY DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL
(2021-10-21)SILVA, ALINE CARVALHO MOREIRA. O ensino remoto em Presidente Kennedy devido a pandemia da Covid-19: um estudo de caso no ensino fundamental. 2021. 104 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Desde a ... -
ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ESTRUTURAS ADITIVAS A UM SUJEITO COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO USO DE CELULARES
(2018-09-01)A proposta dessa dissertação é discutir a utilização da calculadora do celular como recurso que promove a mediação, junto ao professor, do processo de ensino aprendizagem das estruturas aditivas de um aluno com síndrome ... -
O ENTENDIMENTO DOS ASSENTADOS A RESPEITO DO AMBIENTE EM QUE VIVEM: UM ESTUDO DE CASO EM PRESIDENTE KENNEDY-ES
(2021)HERNANDES, MARIA IZABEL AMARO. O entendimento dos assentados a respeito do ambiente em que vivem: um estudo de caso em Presidente Kennedy-ES. 2021. 120f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré (FVC), 2021. ... -
ESCOLA E FAMÍLIA: IMPORTÂNCIA DOS PAIS/RESPONSÁVEIS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA
(2021-07-27)SOUZA, Liliane de Castro Borges. Escola e família: importância dos pais/responsáveis no processo de escolarização da criança. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus (ES), 2021. O ... -
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO MUNICÍPIO DE MARILÂNDIA: ESTUDO DE CASO
(2015-09-26)O estudo em questão tem por objetivo apresentar e analisar a proposta pedagógica da Escola Família Agrícola de Marilândia como alternativa para uma educação camponesa de qualidade. A literatura referenciada neste ... -
ESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES AUTISTAS NA ÓTICA DE EDUCADORES E FAMILIARES
(2021-11-18)AGUIAR, DELMA DO CARMO KER E. Escolarização de Adolescentes Autistas na Ótica de Educadores e Familiares. 2021. 107 fl. Dissertação (Mestrado). Faculdade Vale do Cricaré, 2021. O presente estudo trata da vivência de ... -
A ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR PARA QUEM MORA NO INTERIOR: INTERFACE SONHO E REALIDAD
(2021)SOUZA. Karla Liliane Lima de. A escolha do curso superior para quem mora no interior: interface sonho e realidade. 99f. Dissertação. Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação – Faculdade Vale do Cricaré, São ... -
Espaço e educação infantil: o cotidiano de interações e sentidos em um espaço improvisado
(2015-12-02)Este resumo apresenta a pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, do Programa de Pós Graduação stricto sensu, da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), ... -
A ESPETACULARIZAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO SÉCULO XXI
(2019-10-18)Com a metodologia autoetnográfica observamos o ensino da Língua Portuguesa no segmento do Ensino Fundamental (11 a 15 anos), tanto em escolas públicas como particulares, e ficou evidente a dificuldade deles relacionada ...