ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES
Abstract
O ensino e aprendizagem de física é processo da maior importância na formação do
sujeito, colaborando de forma significativa para o êxito do mesmo em seu processo
educativo. Partindo dessa premissa, o presente estudo objetivou investigar as
percepções de estudantes e de professores de duas escolas da rede estadual de
Minas Gerais acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Física, nos anos
Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para fundamentá-lo foi realizado um
levantamento de trabalhos acerca do tema proposto, contemplando a formação inicial
e continuada de professores e o Ensino de Física. E ainda, utilizou-se como
referenciais diversos autores, dentre os quais se destacam as contribuições de Rafael
Otto Coelho, Nestor Correia, Roberto Nardi, Cleci Werner da Rosa, Álvaro Becker da
Rosa, Fabrício do Nascimento, Hylio Laganá Fernandes, Viviane Melo de Mendonça,
que colaboraram para uma visão histórica sobre o Ensino da Física, bem como
estratégias para se trabalhar a disciplina na atualidade. A proposta foi trabalhar com
o método Estudo de Caso, em uma análise qualitativa, envolvendo estudantes das
duas escolas mencionadas, além de professores que ministram aulas de Ciências e
Física nas mesmas. Por meio de entrevistas, com roteiro estruturado, realizadas tanto
com estudantes e professores, buscou-se conhecer os sujeitos da pesquisa e
entender suas perspectivas acerca do tema. Por fim, as entrevistas foram analisadas
com a finalidade de compreender as ideias e as opiniões dos grupos pesquisados.
Entre outros pontos, pode-se afirmar que há métodos e recursos acessíveis para se
repensar o trabalho do professor de Física, tornando as aulas mais atrativas e
convidativas aos estudantes, os quais, em sua maioria, se interessam mais pelas
aulas práticas, que são pouco exploradas pelos professores.