• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (632.0Kb)
Data
2019-04-13
Autor
ALMEIDA, LUCAS
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O ensino e aprendizagem de física é processo da maior importância na formação do sujeito, colaborando de forma significativa para o êxito do mesmo em seu processo educativo. Partindo dessa premissa, o presente estudo objetivou investigar as percepções de estudantes e de professores de duas escolas da rede estadual de Minas Gerais acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Física, nos anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para fundamentá-lo foi realizado um levantamento de trabalhos acerca do tema proposto, contemplando a formação inicial e continuada de professores e o Ensino de Física. E ainda, utilizou-se como referenciais diversos autores, dentre os quais se destacam as contribuições de Rafael Otto Coelho, Nestor Correia, Roberto Nardi, Cleci Werner da Rosa, Álvaro Becker da Rosa, Fabrício do Nascimento, Hylio Laganá Fernandes, Viviane Melo de Mendonça, que colaboraram para uma visão histórica sobre o Ensino da Física, bem como estratégias para se trabalhar a disciplina na atualidade. A proposta foi trabalhar com o método Estudo de Caso, em uma análise qualitativa, envolvendo estudantes das duas escolas mencionadas, além de professores que ministram aulas de Ciências e Física nas mesmas. Por meio de entrevistas, com roteiro estruturado, realizadas tanto com estudantes e professores, buscou-se conhecer os sujeitos da pesquisa e entender suas perspectivas acerca do tema. Por fim, as entrevistas foram analisadas com a finalidade de compreender as ideias e as opiniões dos grupos pesquisados. Entre outros pontos, pode-se afirmar que há métodos e recursos acessíveis para se repensar o trabalho do professor de Física, tornando as aulas mais atrativas e convidativas aos estudantes, os quais, em sua maioria, se interessam mais pelas aulas práticas, que são pouco exploradas pelos professores.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/998
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião