ENSINO REMOTO DE INGLÊS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID19 PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II DE ESCOLAS ESTADUAIS DE LINHARES-ES
Abstract
PEREIRA. Diego Antônio de Souza. Ensino remoto de inglês em tempos de pandemia da Covid19 para alunos do Ensino Fundamental II de escolas estaduais de Linhares-ES. 168f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2022.
Esta pesquisa buscou discorrer sobre o processo de ensino remoto de inglês em tempos de pandemia da Covid19 abordando aspectos dos recursos pedagógicos disponibilizados pelos docentes de duas escolas estaduais de Ensino Fundamental II de Linhares-ES na prática pedagógica e como se materializou seu processo de aprendizagem nas práticas educativas. Como problema este estudo veio questionar a forma como os professores de inglês das escolas estaduais de Linhares estão realizando sua prática pedagógica neste período de pandemia da Covid19. O objetivo da pesquisa foi analisar como se deu o processo de ensino e aprendizagem remoto de inglês, pela via e-learning, dos alunos do Ensino Fundamental II das escolas EEEFM Professora Regina Banhos Paixão e CEEFMTI Bartouvino Costa, ambas município de Linhares-ES, durante da Pandemia da Covid19. A justificativa para escolha do tema veio da necessidade de se realizar uma análise mais detalhada da relevância do e-learning, um fenômeno atual no ensino de Inglês em tempos de pandemia do Covid19, sendo considerado o único método de ensino-aprendizagem relevante durante o período pandêmico. Como metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo cujo estudo de caso avaliou 04 (quatro) professores e 20 (vinte) alunos das escolas lócus através da aplicação de um questionário semiestruturado aplicado numa roda de conversa.