Browsing Ciência, Tecnologia e Educação by Title
Now showing items 368-387 of 483
-
POTENCIALIDADES DOS JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
(2018-08-18)O Ensino de Ciências é defasado no nível escolar, pois além do sistema tradicionalista e conteudista, ao aluno são apresentados conceitos que não são tangenciados pelas vivências e experimentação concreta. Por conta ... -
POUCA FARINHA, MEU PIRÃO PRIMEIRO: ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO NOS LIVROS DIDÁTICOS
(2018-11-14)O presente estudo objetivou apresentar uma análise dos Livros Didáticos de História e Geografia para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, referente aos conteúdos relacionados à economia do Espírito Santo. A cidade ... -
A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO SISTEMA PRISIONAL COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA A RESSOCIALIZAÇÃO: IMPACTOS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS DETENTOS
(2023-12-07)LUCINDO, Ariany. A prática de atividade física no sistema prisional como alternativa didática para a ressocialização: impactos do ensino de educação física na visão dos detentos. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
PRÁTICA DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS COM GRUPOS DE GESTANTES DO CRAS DE PRESIDENTE KENNEDY/ES
(2021-11-09)AYRES, ELISANGELA MORAES. Prática de convivência e fortalecimento de vínculos com Grupos de gestantes do CRAS de Presidente Kennedy/ES. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – ... -
A PRÁTICA DE LEITURA CRIATIVA COMO ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES LEITORAS DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS
(2022-02-12)SILVA, Francieli Alves da. A prática de leitura criativa como estratégia de superação das dificuldades leitoras das crianças nos anos iniciais. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) ... -
PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA COMO ATIVIDADE INTEGRANTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS INICIAIS
(2021-10-20)SANTOS, EDILZA IRENE CHAVES DOS. PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA COMO ATIVIDADE INTEGRANTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL-ANOS INICIAS, 2021. P. 129. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale ... -
A PRÁTICA DO PROCESSO ELETRÔNICO FRENTE ÀS NOVAS NECESSIDADES DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO DIREITO
(2020-04-30)KINJYO, Alvaro Humberto Andrade. A prática do processo eletrônico frente às novas necessidades da formação acadêmica do Direito. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Vale do Cricaré, Mestrado Profissional Em ... -
A PRÁTICA DO PROCESSO ELETRÔNICO FRENTE ÀS NOVAS NECESSIDADES DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO DIREITO
(2020)A dissertação ora apresentada trata-se de um trabalho realizado no sentido de compreender a relação entre a prática do processo judicial eletrônico e a formação acadêmica dos discentes do curso de Direito de uma Instituição ... -
A PRÁTICA DOCENTE E AS FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM
(2023-08-21)BOLZAN, Marcelo Silva. A prática docente e as ferramentas de aprendizagem. 2023. 97f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2023. No decorrer do ano de 2020 alunos de todos os níveis de ensino tiveram suas ... -
A PRÁTICA DOCENTE EM UM CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR
(2019-12-13)Esta dissertação advém da experiência como professor do Curso Técnico Subsequente em Administração na Escola “Inclusão” no município de São Mateus - ES. Procura abordar a aglutinação indissolúvel entre a teoria e prática ... -
PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL EM PRESIDENTE KENNEDY-ES
(2021-12-17)COSTA, LEONARDO BARRETO DA. PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL EM PRESIDENTE KENNEDYES, 2021. P. 110. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2021. Esta ... -
PRÁTICAS CULTURAIS AFRODESCENDENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO NO CMEI “BEM-ME-QUER”
(2021-11-30)A pesquisa teve como objetivo discutir a inserção de manifestações culturais afrodescendentes, dando ênfase ao jongo, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Bem-me-quer”, localizado em uma comunidade quilombola ... -
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO I CICLO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES
(2019-02-23)O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas de alfabetização desenvolvidas em uma sala de aula do 1º. ano do Ensino Fundamental em uma escola do município de São Mateus-ES, observando os impactos causados ... -
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES/AS À LUZ DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
(2023-12-16)Esta dissertação aborda a questão das práticas de formação de leitores, tendo como enfoque a Literatura Afro-brasileira, em turma de 6º ano em escola municipal de Ensino Fundamental de São Mateus, ES. O problema central ... -
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA GERANDO PERTENCIMENTO E EMPODERAMENTO IDENTITÁRIO EM COMUNIDADE QUILOMBOLA A PARTIR DO USO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM O LIVRO “ZACIMBA GABA”
(2020-04-30)A abordagem do trabalho busca, a partir de uma análise histórico-cultural, abordar a relação entre a cultura, a identidade quilombola, baseando-se no imaginário social construído sobre esses sujeitos e a Alfabetização ... -
PRÁTICAS DE LEITURA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
(2022-03-19)Esta pesquisa buscou discorrer sobre práticas de leitura para o ensino de Língua Portuguesa para alunos do ensino fundamental com deficiência intelectual (DI), revelando o ensejo de problematizar de que forma o uso de ... -
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS EM TEMAS TRANSVERSAIS: UMA PROPOSTA PARA A EMANCIPAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
(2020-03-27)FARDIM, Simone Vieira Sant’Anna. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS EM TEMAS TRANSVERSAIS: uma proposta para a emancipação dos alunos do ensino médio na Educação de Jovens e Adultos. 2020. 120 folhas. Dissertação (Mestrado) ... -
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO CMEI BEM ME QUER: AVANÇOS E DESAFIOS
(2021-12-08)BAIENSE, Cristina Pereira. As práticas pedagógicas de educação quilombola no CMEI “Bem-me-quer”: avanços e desafios. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação). Faculdade Vale do Cricaré, São ... -
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS EM PRESIDENTE KENNEDY-ES
(2021-10-25)SANTOS, Celso Faria do. Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental nos Anos Iniciais em Presidente Kennedy?ES. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Esta pesquisa teve como objetivo analisar ... -
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS JUNTO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(2021)ANDRADE, Juliana Silva Andrieta. Práticas pedagógicas inclusivas junto a crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação). Faculdade ...