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POUCA FARINHA, MEU PIRÃO PRIMEIRO: ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO NOS LIVROS DIDÁTICOS

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Dissertação de Mestrado (1.717Mb)
Date
2018-11-14
Author
SILVA, ROSEANE
Metadata
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Abstract
O presente estudo objetivou apresentar uma análise dos Livros Didáticos de História e Geografia para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, referente aos conteúdos relacionados à economia do Espírito Santo. A cidade de São Mateus, norte capixaba, foi propulsora do desenvolvimento da produção da mandioca, atividade de grande relevância no período colonial, pois era a base alimentar tanto da Província do Espírito Santo como também das províncias vizinhas: Sergipe, Rio de Janeiro e Bahia. Além disso, o porto de São Mateus possuía intenso mercado de escravos. Para tanto, foi feito uma abordagem inicial do papel do livro didático no processo de ensino aprendizagem, descrevendo como esse recurso é carregado de ideologia por essência, devido a todo processo de escolha realizado pelo Programa Nacional de Livro Didático e a legislação que o regulamenta. Nesse contexto, por meio de uma metodologia documental, procurou-se analisar as atividades econômicas dispostas nos manuais didáticos. Dessa forma, foi realizada uma pré-análise dos livros-textos e de documentos que regulamentam e norteiam o currículo capixaba. A pesquisa permitiu identificar que os saberes histórico-geográficos propagados pelo Livro Didático são aqueles descritos na visão do colonizador europeu. Assim, priorizam as atividades agrícolas, como o café e cana-açúcar – em que o europeu era o sujeito principal em todo o processo, em detrimento das outras atividades desenvolvidas, principalmente, pelo índio e escravo, como o cultivo da mandioca. Ao final, aponta-se a necessidade de repensar o currículo de Geografia e História para os anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que se encontra cerceado o direito do estudante de aprender a real história de seus ancestrais.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/907
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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