POUCA FARINHA, MEU PIRÃO PRIMEIRO: ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO NOS LIVROS DIDÁTICOS
Abstract
O presente estudo objetivou apresentar uma análise dos Livros Didáticos de História
e Geografia para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, referente aos conteúdos
relacionados à economia do Espírito Santo. A cidade de São Mateus, norte capixaba,
foi propulsora do desenvolvimento da produção da mandioca, atividade de grande
relevância no período colonial, pois era a base alimentar tanto da Província do Espírito
Santo como também das províncias vizinhas: Sergipe, Rio de Janeiro e Bahia. Além
disso, o porto de São Mateus possuía intenso mercado de escravos. Para tanto, foi
feito uma abordagem inicial do papel do livro didático no processo de ensino aprendizagem, descrevendo como esse recurso é carregado de ideologia por
essência, devido a todo processo de escolha realizado pelo Programa Nacional de
Livro Didático e a legislação que o regulamenta. Nesse contexto, por meio de uma
metodologia documental, procurou-se analisar as atividades econômicas dispostas
nos manuais didáticos. Dessa forma, foi realizada uma pré-análise dos livros-textos e
de documentos que regulamentam e norteiam o currículo capixaba. A pesquisa
permitiu identificar que os saberes histórico-geográficos propagados pelo Livro
Didático são aqueles descritos na visão do colonizador europeu. Assim, priorizam as
atividades agrícolas, como o café e cana-açúcar – em que o europeu era o sujeito
principal em todo o processo, em detrimento das outras atividades desenvolvidas,
principalmente, pelo índio e escravo, como o cultivo da mandioca. Ao final, aponta-se
a necessidade de repensar o currículo de Geografia e História para os anos iniciais
do Ensino Fundamental, uma vez que se encontra cerceado o direito do estudante de
aprender a real história de seus ancestrais.