• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O Currículo no Ensino Fundamental do Centro de Detenção Provisória em São Domingos do Norte

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (1.345Mb)
Fecha
2015-05-21
Autor
AGUILAR, ADAILTON
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Em um contexto de educação prisional cada vez mais necessária, as instituições de ensino precisam revisar a forma como executam seus processos de elaboração curricular em especial o currículo na educação prisional. No Brasil cerca de 85% dos detentos nos presídios têm entre 18 a 24 anos e baixa escolaridade, são da etnia negra e das classes menos favorecidas e esta dissertação trás a discussão se este modelo de ensino é adequado a este perfil de aluno e se a escola de São Domingos do Norte, com sua proposta de ensino tem ensinado de acordo ao perfil deste aluno que necessita de um ensino voltado para libertação. A proposta curricular oferecida no presídio em São Domingos do Norte é uma proposta da EJA regular, sendo uma proposta tradicional e não prever a libertação do aluno. Diante ao desafio proposto, este trabalho propõe um estudo do ensino prisional na cidade de São Domingos do Norte, ES. O tipo de abordagem utilizada foi a metodologia da pesquisa “Qualitativa” e sobre ela está o campo transdisciplinar envolvendo as ciências humanas e sociais. Em relação aos procedimentos técnicos, a pesquisa foi desenvolvida a partir dos pressupostos da Pesquisa-Ação. Por fim, propõe uma pesquisa um estudo curricular baseada no que propõe Paulo Freire em suas obras Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Esperança, Educação que Liberta e Pedagogia da Autonomia e sua teoria na formação de um currículo libertador, sendo uma proposta adequada para o sujeito preso que precisa de uma libertação.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/737
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias