O Currículo no Ensino Fundamental do Centro de Detenção Provisória em São Domingos do Norte
Abstract
Em um contexto de educação prisional cada vez mais necessária, as instituições de
ensino precisam revisar a forma como executam seus processos de elaboração
curricular em especial o currículo na educação prisional. No Brasil cerca de 85% dos
detentos nos presídios têm entre 18 a 24 anos e baixa escolaridade, são da etnia
negra e das classes menos favorecidas e esta dissertação trás a discussão se este
modelo de ensino é adequado a este perfil de aluno e se a escola de São Domingos
do Norte, com sua proposta de ensino tem ensinado de acordo ao perfil deste aluno
que necessita de um ensino voltado para libertação. A proposta curricular oferecida
no presídio em São Domingos do Norte é uma proposta da EJA regular, sendo uma
proposta tradicional e não prever a libertação do aluno. Diante ao desafio proposto,
este trabalho propõe um estudo do ensino prisional na cidade de São Domingos do
Norte, ES. O tipo de abordagem utilizada foi a metodologia da pesquisa “Qualitativa”
e sobre ela está o campo transdisciplinar envolvendo as ciências humanas e sociais.
Em relação aos procedimentos técnicos, a pesquisa foi desenvolvida a partir dos
pressupostos da Pesquisa-Ação. Por fim, propõe uma pesquisa um estudo curricular
baseada no que propõe Paulo Freire em suas obras Pedagogia do Oprimido e
Pedagogia da Esperança, Educação que Liberta e Pedagogia da Autonomia e sua
teoria na formação de um currículo libertador, sendo uma proposta adequada para o
sujeito preso que precisa de uma libertação.