• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O Currículo no Ensino Fundamental do Centro de Detenção Provisória em São Domingos do Norte

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.345Mb)
Date
2015-05-21
Author
AGUILAR, ADAILTON
Metadata
Show full item record
Abstract
Em um contexto de educação prisional cada vez mais necessária, as instituições de ensino precisam revisar a forma como executam seus processos de elaboração curricular em especial o currículo na educação prisional. No Brasil cerca de 85% dos detentos nos presídios têm entre 18 a 24 anos e baixa escolaridade, são da etnia negra e das classes menos favorecidas e esta dissertação trás a discussão se este modelo de ensino é adequado a este perfil de aluno e se a escola de São Domingos do Norte, com sua proposta de ensino tem ensinado de acordo ao perfil deste aluno que necessita de um ensino voltado para libertação. A proposta curricular oferecida no presídio em São Domingos do Norte é uma proposta da EJA regular, sendo uma proposta tradicional e não prever a libertação do aluno. Diante ao desafio proposto, este trabalho propõe um estudo do ensino prisional na cidade de São Domingos do Norte, ES. O tipo de abordagem utilizada foi a metodologia da pesquisa “Qualitativa” e sobre ela está o campo transdisciplinar envolvendo as ciências humanas e sociais. Em relação aos procedimentos técnicos, a pesquisa foi desenvolvida a partir dos pressupostos da Pesquisa-Ação. Por fim, propõe uma pesquisa um estudo curricular baseada no que propõe Paulo Freire em suas obras Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Esperança, Educação que Liberta e Pedagogia da Autonomia e sua teoria na formação de um currículo libertador, sendo uma proposta adequada para o sujeito preso que precisa de uma libertação.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/737
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback