dc.description.abstract | Em um contexto de educação prisional cada vez mais necessária, as instituições de
ensino precisam revisar a forma como executam seus processos de elaboração
curricular em especial o currículo na educação prisional. No Brasil cerca de 85% dos
detentos nos presídios têm entre 18 a 24 anos e baixa escolaridade, são da etnia
negra e das classes menos favorecidas e esta dissertação trás a discussão se este
modelo de ensino é adequado a este perfil de aluno e se a escola de São Domingos
do Norte, com sua proposta de ensino tem ensinado de acordo ao perfil deste aluno
que necessita de um ensino voltado para libertação. A proposta curricular oferecida
no presídio em São Domingos do Norte é uma proposta da EJA regular, sendo uma
proposta tradicional e não prever a libertação do aluno. Diante ao desafio proposto,
este trabalho propõe um estudo do ensino prisional na cidade de São Domingos do
Norte, ES. O tipo de abordagem utilizada foi a metodologia da pesquisa “Qualitativa”
e sobre ela está o campo transdisciplinar envolvendo as ciências humanas e sociais.
Em relação aos procedimentos técnicos, a pesquisa foi desenvolvida a partir dos
pressupostos da Pesquisa-Ação. Por fim, propõe uma pesquisa um estudo curricular
baseada no que propõe Paulo Freire em suas obras Pedagogia do Oprimido e
Pedagogia da Esperança, Educação que Liberta e Pedagogia da Autonomia e sua
teoria na formação de um currículo libertador, sendo uma proposta adequada para o
sujeito preso que precisa de uma libertação. | pt_BR |