Listar Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional por título
Mostrando ítems 111-130 de 230
-
Gestão Educacional, Gestão compartilhada, Qualidade da Educação
(2015-05-20)Este trabalho objetiva analisar o processo da gestão educacional compartilhada como ferramenta de avanço na qualidade da educação. A problematização está voltada para compreender como na escola objeto de estudos a gestão ... -
GESTÃO ESCOLAR X GESTÃO PEDAGÓGICA: DAS DEMANDAS ADMINISTRATIVAS A ATENÇÃO DO DIRETOR ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES
(2015-05-23)Esta dissertação teve como objetivo discutir as práticas cotidianas dos diretores de seis escolas municipais da cidade de São Mateus-ES, a fim de observar se esses profissionais realizam atividades tanto de cunho ... -
GESTÃO JUDICIÁRIA PARA A REDUÇÃO DE OBSTÁCULOS AO ANDAMENTO DE PROCESSOS E JULGAMENTO EM TEMPO RAZOÁVEL
(2019-10-04)Desde 2004 foi consagrado no Brasil o direito a que todos têm seus processos judiciais finalizados em tempo razoável. Passados mais de dez anos, ainda estamos longe de concretizar esse direito, com ações judiciais que ... -
GINÁSIO SANTO ANTÔNIO EM CARAVELAS: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO NO EXTREMO SUL DA BAHIA NOS ANOS 1950
(2015-12-18)A presente pesquisa trata da fundação e trajetória do Ginásio Santo Antônio em Caravelas, cidade situada no Estremo Sul da Bahia Também faz uma abordagem sobre a História da Educação no Brasil. O trabalho é realizado ... -
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE CARIACICA: UMA PROPOSTA CURRICULAR
(2018-12-12)O objetivo deste trabalho é analisar o processo de inserção dos conteúdos da história e cultura afro-brasileira no âmbito da educação física escolar, na região do entorno de Campo Grande - Cariacica, a fim de perceber ... -
A HISTÓRIA LOCAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS DISCENTES
(2018-12-14)Este estudo teve como objetivo apontar a contribuição da História Local no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de História para a formação dos discentes do Ensino Fundamental da rede municipal de São Mateus/ES. ... -
A HORTA COMO RECURSO DIDÁTICO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(2019-03-30)Pesquisou-se sobre a horta utilizada como recurso didático para proporcionar o desenvolvimento da consciência ambiental, na Educação Infantil. Foi realizado um projeto com 18 crianças do maternal 2, de três (3) a quatro ... -
IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEIXEIRA DE FREITAS-BA: DA FORMAÇÃO INICIAL À FUNÇÃO SOCIAL
(2017-05-05)O presente trabalho trouxe ao universo dos questionamentos a temática envolvendo a formação do pedagogo e suas práxis como coordenador pedagógico, no âmbito educacional da cidade de Teixeira de Freitas, cuja indagação ... -
IDENTIDADE E CULTURA DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE HELVÉCIA-BA: UM OLHAR A PARTIR DE RELATOS ORAIS
(2019-04-12)Este estudo objetiva analisar a história e preservação da identidade e cultura dos remanescentes quilombolas de Helvécia, localizada no Extremo Sul da Bahia. Apresenta um resgate da história através de relatos orais, ... -
IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO REQUERIDO PELOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE EM SÃO MATEUS/ES E A PERCEPÇÃO COM RELAÇÃO AO EGRESSO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE VALE DO CRICARÉ
(2016-10-28)A instituição de ensino superior tem como finalidade o fornecimento de um ensino de excelência, com vistas o desenvolvimento de seus discentes, bem como o desenvolvimento da região que está inserida. A Faculdade Vale ... -
A IDENTIFICAÇÃO DO SAGRADO NA FEIRA LIVRE DO BAIRRO VILA NOVA EM SÃO MATEUS: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DE FEIRANTES E FREGUESES.
(2015-09-09)As atuais feiras livres no Brasil nos encaminham a um espaço para atendimento das necessidades de feirantes e fregueses a partir dos produtos comercializados. Assim entendemos que a feira livre do Vila Nova desenvolve ... -
IMPACTO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL DA EMPRESA SUZANO PAPEL E CELULOSE NO EXTREMO SUL DA BAHIA
(2015-03-13)O cenário do mundo contemporâneo se torna cada vez mais competitivo em todos os setores, principalmente no setor industrial. O desenvolvimento socioeconômico precisa estar em sintonia com as atividades internas e ... -
Impacto do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) da Fibria nas associações de produtores no extremo sul da Bahia
(2015-11-28)O mundo contemporâneo apresenta um cenário cada vez mais competitivo em todos os setores, principalmente no setor industrial. As empresas precisam estar em sintonia com o desenvolvimento socioeconômico e com uma ... -
A INCLUSÃO DO DIREITO CONSTITUCIONAL NO ENSINO MÉDIO: O CASO DA ESCOLA AUGUSTO DE OLIVEIRA
(2019-11-22)Esta pesquisa analisa a importância da inclusão do direito constitucional no currículo das escolas do ensino médio, seus Projetos-Lei, as dificuldades e benefícios em aprová-los através de Leis. Para tanto são estudados ... -
INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH – NO ENSINO MÉDIO
(2020-12-15)GOMES, Marcelo D’ávilla Teixeira. Inclusão e aprendizagem de alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH no Ensino Médio. 2019. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, São ... -
Inclusão escolar de alunos em situação de vulnerabilidade social: uma análise na EMEF Santa Cruz - Aracruz - ES
(2016-04-16)Este estudo objetivou analisar a inclusão escolar de alunos em situação de vulnerabilidade social na EMEF “Santa Cruz”, na cidade de Aracruz – ES. Para tanto, analisaram-se os documentos oficiais e a legislação pertinente ... -
INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM DESAFIO PARA O MUNDO DO TRABALHO
(2018-06-08)Inclusão social é oferecer a todos oportunidades iguais de acesso a bens e serviços. Desta forma, é proposto o paradigma da inclusão social. Este representa em tornar, toda a sociedade, um lugar possível para a convivência ... -
INCLUSÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PEDRO PAULO GROBÉRIO DE JAGUARÉ-ES
(2014-12-05)O presente trabalho objetivou verificar quais os desafios e perspectivas ligadas a inclusão estão presentes na escola estadual de ensino médio Pedro Paulo Grobério de Jaguaré-ES. Para tal, utilizamos a pesquisa ... -
A incorporação das tecnologias da informação e comunicação pelos professores de Língua Portuguesa das escolas estaduais de ensino médio de Linhares – ES
(2014-08-22)Este trabalho objetiva investigar como está ocorrendo a incorporação das tecnologias da informação e comunicação, em especial o computador e a internet, na prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa do ... -
Indisciplina Escolar: Percepções e Desafios no Cotidiano do Ifes Campus São Mateus – Análise do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio – 2013/2016
(2016-07-06)A discussão acerca da (in) disciplina escolar tem sido muito influente como fator de geração novas práticas pedagógicas, das quais emergem abordagens por um outro viés, onde conceba as diferentes percepções sobre as ...