A HORTA COMO RECURSO DIDÁTICO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
Pesquisou-se sobre a horta utilizada como recurso didático para proporcionar o
desenvolvimento da consciência ambiental, na Educação Infantil. Foi realizado um
projeto com 18 crianças do maternal 2, de três (3) a quatro (4) anos de idade. Consistiu
em aulas práticas para a implementação de uma horta escolar, em todas as etapas
contando com a participação ativa das crianças, que foram estimuladas a assumir
responsabilidades e praticar cuidados diários com plantio, cultivo e colheita dos
alimentos produzidos. Para tanto, buscou-se conciliar os conhecimentos prévios e os
adquiridos nas aulas práticas. Nesse sentido, houve a intenção de desenvolver a
consciência ambiental na formação dos educandos e de sensibilizar as crianças a
buscarem valores que conduzam à preservação e ao cuidado com o meio ambiente.
Utilizou-se da metodologia de abordagem qualitativa, descritiva, também é
classificada como pesquisa de intervenção. Para alcançar os objetivos propostos, o
estudo baseou-se nos princípios da Educação Ambiental expressos no artigo 4° da
Lei nº 9.794 de abril 1999 e nos autores Vygotsky (1984, 1997), Gírio (2010), Ribeiro
e Silva (2013), Brougère (2010). Assim, a análise pautou-se nas conexões entre as
atividades da horta e os princípios da Educação Ambiental, a fim de verificar como o
projeto horta escolar contribuiu para o desenvolvimento da consciência ambiental das
crianças. Os pais ou responsáveis pelos alunos foram entrevistados com o intuito de
verificar a opinião deles sobre a aprendizagem das crianças, por meio das mudanças
comportamentais e formação de hábitos saudáveis. Os resultados apontaram que as
atividades pedagógicas e as práticas das mesmas no cultivo de hortaliças e a
utilização delas na merenda escolar contribuíram para adquirir hábitos saudáveis e o
desenvolvimento da consciência ambiental.