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A HORTA COMO RECURSO DIDÁTICO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Dissertação de Mestrado (1.337Mb)
Fecha
2019-03-30
Autor
MARVILA, LARISSA
Metadatos
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Resumen
Pesquisou-se sobre a horta utilizada como recurso didático para proporcionar o desenvolvimento da consciência ambiental, na Educação Infantil. Foi realizado um projeto com 18 crianças do maternal 2, de três (3) a quatro (4) anos de idade. Consistiu em aulas práticas para a implementação de uma horta escolar, em todas as etapas contando com a participação ativa das crianças, que foram estimuladas a assumir responsabilidades e praticar cuidados diários com plantio, cultivo e colheita dos alimentos produzidos. Para tanto, buscou-se conciliar os conhecimentos prévios e os adquiridos nas aulas práticas. Nesse sentido, houve a intenção de desenvolver a consciência ambiental na formação dos educandos e de sensibilizar as crianças a buscarem valores que conduzam à preservação e ao cuidado com o meio ambiente. Utilizou-se da metodologia de abordagem qualitativa, descritiva, também é classificada como pesquisa de intervenção. Para alcançar os objetivos propostos, o estudo baseou-se nos princípios da Educação Ambiental expressos no artigo 4° da Lei nº 9.794 de abril 1999 e nos autores Vygotsky (1984, 1997), Gírio (2010), Ribeiro e Silva (2013), Brougère (2010). Assim, a análise pautou-se nas conexões entre as atividades da horta e os princípios da Educação Ambiental, a fim de verificar como o projeto horta escolar contribuiu para o desenvolvimento da consciência ambiental das crianças. Os pais ou responsáveis pelos alunos foram entrevistados com o intuito de verificar a opinião deles sobre a aprendizagem das crianças, por meio das mudanças comportamentais e formação de hábitos saudáveis. Os resultados apontaram que as atividades pedagógicas e as práticas das mesmas no cultivo de hortaliças e a utilização delas na merenda escolar contribuíram para adquirir hábitos saudáveis e o desenvolvimento da consciência ambiental.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1035
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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