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IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEIXEIRA DE FREITAS-BA: DA FORMAÇÃO INICIAL À FUNÇÃO SOCIAL

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Dissertação de Mestrado (1.919Mb)
Date
2017-05-05
Author
CALDEIRA, BRUNO LUIZ
Metadata
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Abstract
O presente trabalho trouxe ao universo dos questionamentos a temática envolvendo a formação do pedagogo e suas práxis como coordenador pedagógico, no âmbito educacional da cidade de Teixeira de Freitas, cuja indagação para ser atendida conduziu ao seguinte problema: Qual o perfil do coordenador pedagógico da cidade de Teixeira de Freitas, de sua formação a sua atuação profissional? Várias indagações acerca do papel do coordenador no cotidiano escolar constituem-se a cerne de sua ação. Desse modo, é um encontro com a práxis, no qual se pode delinear o desafio do fazer pedagógico. Quanto mais esse profissional se volta para as ações que justificam e configuram a sua especificidade, maior também será o seu espaço de atuação. Em contrapartida, o distanciamento dessas atribuições seja por qual motivo for, irá aumentar a discordância e desconhecimento quanto às suas funções e ao seu papel na instituição. O caminho metodológico adotado nesta pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa, em razão da necessidade de melhor dialogar com o universo pesquisado. Assim, discute-se, a partir de categorias como formação, cotidiano escolar, a construção da identidade desse profissional em um pano de fundo histórico, que demonstra como o lugar desse profissional esteve, desde sua inserção na educação básica, na perspectiva do saber e da conduta “ideal”, pela interferência de uma estrutura “legal” materializada em uma função de âmbito “real”, que nem sempre confirmou a expectativa gerada. A pesquisa mostrou que a dificuldade em se definir a identidade profissional do coordenador pedagógico pode ser resultante da história da inserção desse profissional no sistema de ensino brasileiro. Em alguns momentos, tal profissional foi valorizado e uma formação foi pensada e estruturada com vistas a sua habilitação. Em outros momentos, a esse profissional foi negado e descaracterizado no contexto escolar. Espera-se com este trabalho contribua para um aprofundamento da reflexão sobre aspectos inerentes ao perfil profissional do coordenador pedagógico.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/844
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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