IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEIXEIRA DE FREITAS-BA: DA FORMAÇÃO INICIAL À FUNÇÃO SOCIAL
Resumo
O presente trabalho trouxe ao universo dos questionamentos a temática envolvendo
a formação do pedagogo e suas práxis como coordenador pedagógico, no âmbito
educacional da cidade de Teixeira de Freitas, cuja indagação para ser atendida
conduziu ao seguinte problema: Qual o perfil do coordenador pedagógico da cidade
de Teixeira de Freitas, de sua formação a sua atuação profissional? Várias indagações
acerca do papel do coordenador no cotidiano escolar constituem-se a cerne de sua
ação. Desse modo, é um encontro com a práxis, no qual se pode delinear o desafio
do fazer pedagógico. Quanto mais esse profissional se volta para as ações que
justificam e configuram a sua especificidade, maior também será o seu espaço de
atuação. Em contrapartida, o distanciamento dessas atribuições seja por qual motivo
for, irá aumentar a discordância e desconhecimento quanto às suas funções e ao seu
papel na instituição. O caminho metodológico adotado nesta pesquisa envolveu uma
abordagem qualitativa, em razão da necessidade de melhor dialogar com o universo
pesquisado. Assim, discute-se, a partir de categorias como formação, cotidiano
escolar, a construção da identidade desse profissional em um pano de fundo histórico,
que demonstra como o lugar desse profissional esteve, desde sua inserção na
educação básica, na perspectiva do saber e da conduta “ideal”, pela interferência de
uma estrutura “legal” materializada em uma função de âmbito “real”, que nem sempre
confirmou a expectativa gerada. A pesquisa mostrou que a dificuldade em se definir a
identidade profissional do coordenador pedagógico pode ser resultante da história da
inserção desse profissional no sistema de ensino brasileiro. Em alguns momentos, tal
profissional foi valorizado e uma formação foi pensada e estruturada com vistas a sua
habilitação. Em outros momentos, a esse profissional foi negado e descaracterizado
no contexto escolar. Espera-se com este trabalho contribua para um aprofundamento
da reflexão sobre aspectos inerentes ao perfil profissional do coordenador
pedagógico.