Browsing Ciência, Tecnologia e Educação by Issue Date
Now showing items 461-480 of 483
-
EDUCAÇÃO INFANTIL E LUDICIDADE: AS CONTRIBUIÇÕES DA BRINCADEIRA “AMARELINHA” NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA
(2023-08-08)A pesquisa em questão tem por objetivo relatar as contribuições da atividade lúdica Amarelinha, no desenvolvimento cognitivo de alunos de quatro a cinco anos na Educação Infantil em Boa Esperança – Presidente Kennedy/ES. ... -
ATIVIDADE FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL
(2023-08-16)Esta pesquisa tem como objetivo compreender a relevância da atividade física no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no ensino fundamental no município ... -
O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA COOPERATIVA EDUCACIONAL DE MUQUI EM TEMPOS PANDÊMICOS
(2023-08-18)FERNANDES, Fernnanda Luciano. O uso da tecnologia no ensino da Cooperativa Educacional de Muqui em tempos pandêmicos. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Saúde) – Centro Universitário ... -
A PRÁTICA DOCENTE E AS FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM
(2023-08-21)BOLZAN, Marcelo Silva. A prática docente e as ferramentas de aprendizagem. 2023. 97f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2023. No decorrer do ano de 2020 alunos de todos os níveis de ensino tiveram suas ... -
USO DE BLOG COMO ESTRATÉGIA PRÁTICA PARA LEITURA
(2023-08-24)A linguagem multimídia é uma expressão que indica integração de tipos diferentes de informação audiovisual, podendo ser empregada uma linguagem simples e de alto nível. Atualmente, as ferramentas e metodologias disponíveis, ... -
A ATUAÇÃO DO EDUCADOR SOCIAL NA POLÍTICA SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES
(2023-09-25)RISSI, Juliete. A atuação do educador social na política socioassistencial do município de Presidente Kennedy-ES. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Vale do Cricaré. Diante das várias formas de se fazer ... -
ALFABETIZAR NA PANDEMIA E SEUS IMPACTOS EM UMA TURMA DE TERCEIRO ANO NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DA BARRA/ES
(2023-10-10)A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como se deu o processo de alfabetização na turma do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola estadual, no município de Conceição da Barra no período suspensão ... -
RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL NA PLATAFORMA CURRÍCULO INTERATIVO DIGITAL COMO AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ARTE
(2023-10-18)SANTOS, Libério Mayk Luciano dos. 2023. Recurso Educacional Digital na Plataforma Currículo Interativo Digital como auxiliar no ensino e aprendizagem de arte. 198 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia ... -
CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA CULTURA DO MANEJO DE RESÍDUOS EM UMA EMEF DE SERRA-ES
(2023-10-18)Este estudo tem como objetivo compreender a eficácia da Educação Ambiental na promoção da cultura do manejo de resíduos em uma escola de Ensino Fundamental no Município de Serra-ES. Para fundamentar a pesquisa foram usados ... -
RECONHECIMENTO DE SABERES: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EJA PROFISSIONALIZANTE DO ENSINO MÉDIO
(2023-11-01)DELFINO, Lais Pavani. Reconhecimento de Saberes: contribuições no processo ensino/aprendizagem de matemática na EJA profissionalizante do ensino médio. 2023. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, ... -
JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM ORTOGRÁFICA DE ESTUDANTES NA MODALIDADE EJA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES
(2023-11-17)Essa pesquisa tem como objetivo compreender como o uso de jogos didáticos podem contribuir na aprendizagem ortográfica de Língua Portuguesa dos estudantes da EJA. Trata-se da temática: Jogos Didáticos na Aprendizagem ... -
A EMEIEF “ANADYR DE ALMEIDA MARCHIORI”: HISTÓRIA E EVOLUÇÃO
(2023-11-24)AREIA, Rosana Marchiori. A EMEIEF “Anadyr De Almeida Marchiori”: História e Evolução. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus - ES, 2023. No início da colonização, a educação ... -
PAEBES-ALFA 2018 A 2022: UM ESTUDO SOBRE O ANTES, O DURANTE E O DEPOIS DA PANDEMIA DA COVID-19 EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NOVA VENÉCIA/ES
(2023-11-27)O presente trabalho tem como proposta compreender como a suspensão de aulas presenciais transformou o modo de estudar e avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante a pandemia pelo ensino remoto, e como as aulas ... -
USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE ARTE MEDIANTE CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO MULTIMODAL
(2023-11-29)SILVA. Elizabete Moraes da. Uso da tecnologia no ensino de arte mediante contexto da comunicação multimodal: estudo de caso de duas escola de Linhares-ES. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e ... -
ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS UTILIZANDO LIBRAS: DISCUSSÕES A PARTIR DA ÓTICA DOS PROFESSORES
(2023-11-30)A educação inclusiva é um tema de relevância crescente na sociedade e no ambiente escolar brasileiro. O aumento da matrícula do público-alvo da educação especial em escolas regulares reflete a necessidade de ofertar uma ... -
DESENVOLVIMENTO MOTOR E O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2023-12-07)MOTINHO, Julio Kippert. Desenvolvimento motor e o ensino de educação física: uma avaliação do crescimento e aprendizagem de crianças do ensino fundamental. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e ... -
A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO SISTEMA PRISIONAL COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA A RESSOCIALIZAÇÃO: IMPACTOS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS DETENTOS
(2023-12-07)LUCINDO, Ariany. A prática de atividade física no sistema prisional como alternativa didática para a ressocialização: impactos do ensino de educação física na visão dos detentos. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
LIMITAÇÕES DA ESTRUTURA DO SISTEMA PRISIONAL PARA A INCLUSÃO DO ENSINO DIGITAL DE ALUNOS DETENTOS
(2023-12-11)PORTES. Cristiani Soeiro Vieira. Limitações na estrutura do sistema prisional para a inclusão do ensino digital de alunos detentos. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro ... -
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2023-12-11)BAIÔCCO. Larissa Valfré. A percepção dos professores sobre o uso de tecnologias para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) ... -
INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS: PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2023-12-13)alunos autistas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É conhecido que o autista precisa realizar rotinas diárias e essa necessidade precisa integrar o planejamento e prática pedagógica docente. Desta forma, além da ...