ATIVIDADE FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a relevância da atividade física no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no ensino fundamental no município de Vitória. O estudo iniciou com um levantamento bibliográfico de artigos, dissertações e teses que abordaram a temática e discutam os benefícios da atividade física na escola, especialmente em relação à melhora da atenção e concentração. Ao longo da pesquisa, buscou-se entender a manifestação do TDAH em crianças, que costuma se evidenciar por volta dos 7 anos, com sintomas como agressividade, desinteresse, dificuldade em seguir regras e executar tarefas com precisão. Nesse sentido, a intervenção de uma equipe multidisciplinar especializada é fundamental para um diagnóstico preciso. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo e participante, envolvendo profissionais da área de Educação para o desenvolvimento de estratégias de aprendizado durante as aulas para alunos com TDAH. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados e analisados individualmente. Além disso, como contribuição final, este estudo propôs a elaboração de um guia didático em parceria com os professores que atuam com alunos diagnosticados com TDAH. O objetivo é fornecer orientações para a promoção de um ambiente mais inclusivo e efetivo, buscando maximizar os benefícios da atividade física no desenvolvimento neuropsicomotor desses alunos. Dessa forma, a pesquisa pretende destacar a importância da atividade física como um recurso valioso para auxiliar no desenvolvimento de crianças com TDAH, proporcionando a elas um ambiente de aprendizado mais acolhedor e propício ao seu crescimento acadêmico e socioemocional no âmbito escolar.