• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ATIVIDADE FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL

Thumbnail
Ver/
VITOR FRANÇA DAMIÃO.pdf (1015.Kb)
Fecha
2023-08-16
Autor
DAMIÃO, Vitor França
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a relevância da atividade física no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no ensino fundamental no município de Vitória. O estudo iniciou com um levantamento bibliográfico de artigos, dissertações e teses que abordaram a temática e discutam os benefícios da atividade física na escola, especialmente em relação à melhora da atenção e concentração. Ao longo da pesquisa, buscou-se entender a manifestação do TDAH em crianças, que costuma se evidenciar por volta dos 7 anos, com sintomas como agressividade, desinteresse, dificuldade em seguir regras e executar tarefas com precisão. Nesse sentido, a intervenção de uma equipe multidisciplinar especializada é fundamental para um diagnóstico preciso. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo e participante, envolvendo profissionais da área de Educação para o desenvolvimento de estratégias de aprendizado durante as aulas para alunos com TDAH. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados e analisados individualmente. Além disso, como contribuição final, este estudo propôs a elaboração de um guia didático em parceria com os professores que atuam com alunos diagnosticados com TDAH. O objetivo é fornecer orientações para a promoção de um ambiente mais inclusivo e efetivo, buscando maximizar os benefícios da atividade física no desenvolvimento neuropsicomotor desses alunos. Dessa forma, a pesquisa pretende destacar a importância da atividade física como um recurso valioso para auxiliar no desenvolvimento de crianças com TDAH, proporcionando a elas um ambiente de aprendizado mais acolhedor e propício ao seu crescimento acadêmico e socioemocional no âmbito escolar.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1725
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias