A APRENDIZAGEM COOPERATIVA ATRAVÉS DE JOGOS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Data
2022Autor
SANTOS, Tiaria Graca dos
SANTOS, Efigenia Graça dos
RIBEIRO, Cenilda Graça
SANTOS, Jacquelini Costa Quinta
BATALHAS, Raquel Das Neves
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Trata-se de uma revisão bibliográfica
que buscou através da literatura existente mostrar
como que os jogos cooperativos enriquecem a
aprendizagem dentro da disciplina de educação
física. A introdução do jogo no mundo da
educação é uma situação relativamente recente.
Hoje, o brincar desempenha um papel decisivo na
escola e contribui muito para o desenvolvimento
intelectual, emocional e físico. Por meio da
brincadeira, seu pensamento se desenvolve
até se tornar conceitual, lógico e abstrato. A
aprendizagem cooperativa é o resultado de
elementos de outras teorias que ressaltam a
importância do trabalho em equipe. Através da
teoria da cooperação e da competição, passouse a defender que um indivíduo só coopera em
um grupo se perceber que os objetivos estão
diretamente relacionados com os seus. Entendese, portanto, que é possível afirmar que os Jogos
cooperativos apresentam como benefícios ajudar
o aluno a ter confiança em si mesmo e nas outras
pessoas; ser capaz de experimentar o que sente;
de interpretar e aceitar o comportamento dos
outros; de transformar seus comportamentos
com base nos outros; compreender melhor a si
e aos outros.
Collections
- Artigos científicos [183]