PAEBES TRI (2021) E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDO DE CASO
Fecha
2022Autor
GONÇALVES, Ana Paula Rocha
FLEISCHMANN, Andressa Silva
BAIKT, Maria Carolina
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente artigo visa analisar os dados do Paebes tri 2021 com vistas à sua contribuição ao ensino de Língua Portuguesa em uma escola estadual do município de Colatina (ES). Para ancorar a discussão teórica do trabalho, aloca-se o pensamento de Certeau (2005) sobre saberes fazeres na Educação. A metodologia utilizada teve amplo enfoque através da Plataforma Educação em Foco para a coleta de dados. Observou- se, dessa forma, que os resultados do Paebes são uma bússola direcionadora para professoras e professores de Língua Portuguesa, como uma forma de repensar suas práticas a partir dos resultados obtidos em relação aos descritores, como uma ferramenta de repensar sobre os saberes fazeres. Muito embora costumem dissociar dados quantitativos da prática escolar nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas, podemos observar que aqui eles revelaram uma potente ferramenta na análise da prática de Língua Portuguesa.
Colecciones
- Artigos científicos [183]