O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO
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Data
2021Autor
ALMEIDA, Sabrina dos Santos Silva de
COSTALONGA, Rágina Candido da Silva
POLONINE, Isabel Cristina
COSTA, Leonardo Barreto da
SILVA, Cristiano de Assis
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste estudo apresentar
como que se dá o processo de ensino e
aprendizagem do aluno com Transtorno do
déficit de atenção com hiperatividade (TDA/
TDAH) no ambiente escolar, e esclarecer do que
se trata a problemática aqui proposta. O TDA/H
é uma das causas mais comuns de dificuldades
de aprendizagem neurobiológica em crianças
e adolescentes. Isso pode levar a um sério
declínio no desempenho escolar, incapacidade
de conduzir uma aprendizagem adequada,
resultando em um declínio na capacidade de
aprendizagem e pode levar a ocorrência de
outros obstáculos. Nem todos os indivíduos têm
o mesmo grau de comprometimento das funções,
e estudos publicados pela ABDA (Associação
Brasileira do Déficit de Atenção) nos sugerem
que as diferentes topografias das anormalidades
pré-frontais se associam aos diferentes
endofenótipos comportamentais. A Teoria
Histórico-Cultural de Vygotsky, em sua gênese,
pressupõe uma natureza social da aprendizagem,
ou seja, é por meio das interações sociais que o
indivíduo desenvolve suas funções psicológicas
superiores. Portanto, acredita-se que para os
alunos com TDA/H, relações interpessoais alunofamília-
escola banhados na afetividade, ajudam
no desenvolvimento da inteligência emocional,
na socialização, nas interações humanas e,
sobretudo, na aprendizagem, porque para a
criança com TDA/H, o contato com o mundo e
com a cultura é mediada pela família e se estende
para outros relacionamentos.
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