O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO
Fecha
2021Autor
ALMEIDA, Sabrina dos Santos Silva de
COSTALONGA, Rágina Candido da Silva
POLONINE, Isabel Cristina
COSTA, Leonardo Barreto da
SILVA, Cristiano de Assis
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O objetivo deste estudo apresentar
como que se dá o processo de ensino e
aprendizagem do aluno com Transtorno do
déficit de atenção com hiperatividade (TDA/
TDAH) no ambiente escolar, e esclarecer do que
se trata a problemática aqui proposta. O TDA/H
é uma das causas mais comuns de dificuldades
de aprendizagem neurobiológica em crianças
e adolescentes. Isso pode levar a um sério
declínio no desempenho escolar, incapacidade
de conduzir uma aprendizagem adequada,
resultando em um declínio na capacidade de
aprendizagem e pode levar a ocorrência de
outros obstáculos. Nem todos os indivíduos têm
o mesmo grau de comprometimento das funções,
e estudos publicados pela ABDA (Associação
Brasileira do Déficit de Atenção) nos sugerem
que as diferentes topografias das anormalidades
pré-frontais se associam aos diferentes
endofenótipos comportamentais. A Teoria
Histórico-Cultural de Vygotsky, em sua gênese,
pressupõe uma natureza social da aprendizagem,
ou seja, é por meio das interações sociais que o
indivíduo desenvolve suas funções psicológicas
superiores. Portanto, acredita-se que para os
alunos com TDA/H, relações interpessoais alunofamília-
escola banhados na afetividade, ajudam
no desenvolvimento da inteligência emocional,
na socialização, nas interações humanas e,
sobretudo, na aprendizagem, porque para a
criança com TDA/H, o contato com o mundo e
com a cultura é mediada pela família e se estende
para outros relacionamentos.
Colecciones
- Artigos científicos [183]