Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDALL’ORTO, JEANE
dc.date.accessioned2021-09-17T15:51:21Z
dc.date.available2021-09-17T15:51:21Z
dc.date.issued2019-11-30
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/992
dc.description.abstractOs avanços tecnológicos da nova era informacional, desencadeiam uma série de ofertas ao universo infantil, que apresenta sua atenção solicitada a todo momento. Essa nova realidade dos tempos modernos, carrega consigo novas/múltiplas possibilidades de leitura de mundo por parte da criança. Nesse sentido o estudo acerca do caráter expressivo da linguagem não-verbal, expressa pelos livros infantis, corrobora para o entendimento dessa teia complexa de relações tecidas entre a criança e as informações que lhe são veiculadas. O trabalho em questão é de base qualitativa, buscando desvelar de que modo a criança se apropria da linguagem não verbal e os sentidos que a imagem é capaz de suscitar nesse leitor. Para tal, optou se pela pesquisa-ação, desenvolvida em uma escola pública da rede de ensino municipal, com uma turma de alunos do 3º ano do ensino fundamental. Foi aplicado aos estudantes uma “Oficina de Ilustrações” que oportunizou a elaboração de um guia didático. Em todo o percurso da pesquisa, as crianças externaram seu protagonismo, por meio da ressignificação dos saberes transmitidos. Ademais, o uso das ilustrações enquanto estratégia de leitura, trouxe sentido e aplicabilidade à vivência dos alunos, pela mobilização de seus conhecimentos prévios para patamares estruturalmente mais organizados. Em suma, por intermédio do estudo apresentado, postula-se que o ensino de artes pode estar abarcado ao uso da literatura em sala de aula, corroborando para o sentimento de pertencimento histórico cultural dos educandos. A literatura infantil aprimora a percepção da criança, estimulando a imaginação e a criatividade, sendo o uso da imagem um recurso aliado, potente e culturalmente relevante.pt_BR
dc.subjectLivros infantis. Ilustrações. Guia didático. Ensino de artespt_BR
dc.titleO LIVRO INFANTIL COMO FONTE DE PERTENCIMENTO SOCIOCULTURAL - A LEITURA DE MUNDO POR MEIO DAS IMAGENSpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples