• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O LIVRO INFANTIL COMO FONTE DE PERTENCIMENTO SOCIOCULTURAL - A LEITURA DE MUNDO POR MEIO DAS IMAGENS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (3.438Mb)
Data
2019-11-30
Autor
DALL’ORTO, JEANE
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Os avanços tecnológicos da nova era informacional, desencadeiam uma série de ofertas ao universo infantil, que apresenta sua atenção solicitada a todo momento. Essa nova realidade dos tempos modernos, carrega consigo novas/múltiplas possibilidades de leitura de mundo por parte da criança. Nesse sentido o estudo acerca do caráter expressivo da linguagem não-verbal, expressa pelos livros infantis, corrobora para o entendimento dessa teia complexa de relações tecidas entre a criança e as informações que lhe são veiculadas. O trabalho em questão é de base qualitativa, buscando desvelar de que modo a criança se apropria da linguagem não verbal e os sentidos que a imagem é capaz de suscitar nesse leitor. Para tal, optou se pela pesquisa-ação, desenvolvida em uma escola pública da rede de ensino municipal, com uma turma de alunos do 3º ano do ensino fundamental. Foi aplicado aos estudantes uma “Oficina de Ilustrações” que oportunizou a elaboração de um guia didático. Em todo o percurso da pesquisa, as crianças externaram seu protagonismo, por meio da ressignificação dos saberes transmitidos. Ademais, o uso das ilustrações enquanto estratégia de leitura, trouxe sentido e aplicabilidade à vivência dos alunos, pela mobilização de seus conhecimentos prévios para patamares estruturalmente mais organizados. Em suma, por intermédio do estudo apresentado, postula-se que o ensino de artes pode estar abarcado ao uso da literatura em sala de aula, corroborando para o sentimento de pertencimento histórico cultural dos educandos. A literatura infantil aprimora a percepção da criança, estimulando a imaginação e a criatividade, sendo o uso da imagem um recurso aliado, potente e culturalmente relevante.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/992
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião