O LIVRO INFANTIL COMO FONTE DE PERTENCIMENTO SOCIOCULTURAL - A LEITURA DE MUNDO POR MEIO DAS IMAGENS
Abstract
Os avanços tecnológicos da nova era informacional, desencadeiam uma série de
ofertas ao universo infantil, que apresenta sua atenção solicitada a todo momento.
Essa nova realidade dos tempos modernos, carrega consigo novas/múltiplas
possibilidades de leitura de mundo por parte da criança. Nesse sentido o estudo
acerca do caráter expressivo da linguagem não-verbal, expressa pelos livros infantis,
corrobora para o entendimento dessa teia complexa de relações tecidas entre a
criança e as informações que lhe são veiculadas. O trabalho em questão é de base
qualitativa, buscando desvelar de que modo a criança se apropria da linguagem não verbal e os sentidos que a imagem é capaz de suscitar nesse leitor. Para tal, optou se pela pesquisa-ação, desenvolvida em uma escola pública da rede de ensino
municipal, com uma turma de alunos do 3º ano do ensino fundamental. Foi aplicado
aos estudantes uma “Oficina de Ilustrações” que oportunizou a elaboração de um
guia didático. Em todo o percurso da pesquisa, as crianças externaram seu
protagonismo, por meio da ressignificação dos saberes transmitidos. Ademais, o uso
das ilustrações enquanto estratégia de leitura, trouxe sentido e aplicabilidade à
vivência dos alunos, pela mobilização de seus conhecimentos prévios para
patamares estruturalmente mais organizados. Em suma, por intermédio do estudo
apresentado, postula-se que o ensino de artes pode estar abarcado ao uso da
literatura em sala de aula, corroborando para o sentimento de pertencimento
histórico cultural dos educandos. A literatura infantil aprimora a percepção da
criança, estimulando a imaginação e a criatividade, sendo o uso da imagem um
recurso aliado, potente e culturalmente relevante.