CURSOS DE PEDAGOGIA EAD SOB A ÉGIDE DA INCLUSÃO: TEORIA E PRÁTICA NA CIDADE DE VITÓRIA - E
Abstract
Essa dissertação traz uma reflexão sobre a formação inicial do estudante de
pedagogia EAD – Educação a Distância e a sua atuação prática com alunos atendidos
na educação especial. Relata uma crítica construtiva sobre a organização curricular
do curso de Pedagogia EAD e a sua funcionalidade na prática de ensino. O Objetivo
geral: foi pesquisar a estrutura curricular dos cursos de Pedagogia EAD no município
de Vitória - ES e a atuação de estudantes de educação especial para a formação de docentes
do curso referido. E como objetivos específicos fazer uma análise de como este
estudante está adentrando no mercado de trabalho e de que forma ele está atuando
em sala de aula com alunos portadores de necessidades especiais. Apresentar o perfil
do graduando em Pedagogia EAD referente a prática inclusiva. Relatar, a opinião dos
docentes do curso de Pedagogia EAD que atuam com a formação didática e
metodológica, sobre o enfoque dado a respeito da inclusão/educação inclusiva nas
atividades desenvolvidas nas disciplinas de cunho prático. Enfatizamos a necessidade
de uma prática consciente que atenda à legislação e maior carga horária no currículo
do curso de Pedagogia em EAD para melhor formar este profissional com mais
qualidade. A metodologia proposta para a pesquisa foi o estudo de caso de caráter
qualitativo e a coleta de dados realizada mediante aplicação de questionário e após
transcrição, foi realizada a análise e apresentação dos dados coletados. Como
produto final, foi apresentado à escola pesquisada, sugestão de Projeto de
Intervenção com atividades sobre Educação Especial. Registramos ainda, que
durante a graduação, os estudantes tenham maior atuação prática com o público da
Educação Especial para possibilitar, de forma mais significativa e segura, o processo
ensino-aprendizagem.