MODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA FORMA DE INCLUSÃO DOS ALUNOS DA EJA
Abstract
Essa pesquisa teve como objetivo verificar como a Resolução de Problemas
associada a Modelagem Matemática pode contribuir para a inclusão dos educandos
nas aulas de Matemática da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, buscou-se
trabalhar com situações reais que fossem capazes de ser assimiladas e/ou
determinadas empregando a modelagem matemática como alternativa metodológica
com os educandos da EJA, para que estes possam atribuir definições ao seu uso
por meio da contextualização. Procurou-se levar em consideração as
particularidades dos educandos da EJA e suas dificuldades em se habituarem ao
sistema regular de ensino. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo ao
avaliar as fases da Modelagem Matemática, pois esta necessitou do olhar do
pesquisador e também junto aos alunos enquanto metodologia de ensino. Ao final
da pesquisa ficou evidenciado que a Modelagem Matemática foi um método exitoso
trabalhado com os educandos da EJA, diferente do ensino tradicional, onde o
docente verbaliza e os educandos somente escutam. Dessa forma, nas atividades
de Modelagem e Resolução de problemas aplicadas através da sequência didática
pode-se verificar a possibilidade efetiva de diálogo entre o docente e os educandos
promovendo interação e troca de conhecimento no momento da aprendizagem.