• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

MODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA FORMA DE INCLUSÃO DOS ALUNOS DA EJA

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (1.136Mb)
Data
2019-11-29
Autor
MARTINS, ÉRICA
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Essa pesquisa teve como objetivo verificar como a Resolução de Problemas associada a Modelagem Matemática pode contribuir para a inclusão dos educandos nas aulas de Matemática da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, buscou-se trabalhar com situações reais que fossem capazes de ser assimiladas e/ou determinadas empregando a modelagem matemática como alternativa metodológica com os educandos da EJA, para que estes possam atribuir definições ao seu uso por meio da contextualização. Procurou-se levar em consideração as particularidades dos educandos da EJA e suas dificuldades em se habituarem ao sistema regular de ensino. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo ao avaliar as fases da Modelagem Matemática, pois esta necessitou do olhar do pesquisador e também junto aos alunos enquanto metodologia de ensino. Ao final da pesquisa ficou evidenciado que a Modelagem Matemática foi um método exitoso trabalhado com os educandos da EJA, diferente do ensino tradicional, onde o docente verbaliza e os educandos somente escutam. Dessa forma, nas atividades de Modelagem e Resolução de problemas aplicadas através da sequência didática pode-se verificar a possibilidade efetiva de diálogo entre o docente e os educandos promovendo interação e troca de conhecimento no momento da aprendizagem.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/978
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião