Show simple item record

dc.contributor.authorMARTINS, ÉRICA
dc.date.accessioned2021-09-16T19:55:01Z
dc.date.available2021-09-16T19:55:01Z
dc.date.issued2019-11-29
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/978
dc.description.abstractEssa pesquisa teve como objetivo verificar como a Resolução de Problemas associada a Modelagem Matemática pode contribuir para a inclusão dos educandos nas aulas de Matemática da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, buscou-se trabalhar com situações reais que fossem capazes de ser assimiladas e/ou determinadas empregando a modelagem matemática como alternativa metodológica com os educandos da EJA, para que estes possam atribuir definições ao seu uso por meio da contextualização. Procurou-se levar em consideração as particularidades dos educandos da EJA e suas dificuldades em se habituarem ao sistema regular de ensino. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo ao avaliar as fases da Modelagem Matemática, pois esta necessitou do olhar do pesquisador e também junto aos alunos enquanto metodologia de ensino. Ao final da pesquisa ficou evidenciado que a Modelagem Matemática foi um método exitoso trabalhado com os educandos da EJA, diferente do ensino tradicional, onde o docente verbaliza e os educandos somente escutam. Dessa forma, nas atividades de Modelagem e Resolução de problemas aplicadas através da sequência didática pode-se verificar a possibilidade efetiva de diálogo entre o docente e os educandos promovendo interação e troca de conhecimento no momento da aprendizagem.pt_BR
dc.subjectResolução de problemas. Modelagem matemática. Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.titleMODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA FORMA DE INCLUSÃO DOS ALUNOS DA EJApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record