DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO SEXTO ANO
Abstract
A abordagem ao trabalho do pedagogo nas escolas públicas brasileiras tem se
efetivado na busca por melhorias na questão do processo ensino-aprendizagem; no
entanto, está relacionada também à autoafirmação desse profissional no interior das
instituições. Esta pesquisa objetiva analisar os desafios e as possibilidades de
contribuição do pedagogo para a aprendizagem dos alunos de sextos anos do Ensino
Fundamental II por intermédio, principalmente, da implementação de ações que
configuram o Projeto de Acompanhamento Pedagógico nas quatro turmas
matriculadas no ano de 2019, na EEEFM Ermentina Leal. A bibliografia utilizada
corrobora a opinião de vários autores acerca da importância deste profissional tanto
para o trabalho dos professores como para uma escola efetivamente democrática. O
referencial teórico que suporta esta investigação está ancorado em Franco, Pimenta,
Libâneo e Freire, entre outros. Desta forma, discorremos sobre o trabalho do
pedagogo no dia a dia do contexto escolar levando em conta mecanismos
imprescindíveis para a aprendizagem, como a condução e o apoio ao planejamento
dos professores e as dificuldades de aprendizagem dos alunos, provenientes muitas
vezes das peculiaridades que cada ser humano possui para aprender. Também
enfocamos a importância da família para o desempenho satisfatório dos alunos. Por
meio de uma pesquisa qualitativa ancorada pelo método de Observação Participante,
em que a autora é um dos sujeitos da pesquisa, o trabalho proporciona a aplicação
de questionários com entrevistas semiestruturadas e subsequentes questões em
aberto, aplicadas aos professores de quatro turmas de sextos anos da Escola
Ermentina Leal, aos funcionários da instituição, a 20 pais de alunos e a duas
pedagogas – sujeitos desta pesquisa. Os resultados mostraram a percepção dos
entrevistados acerca do acompanhamento pedagógico realizado e melhorias no
desempenho dos estudantes após o referido trabalho. Há também, por fim, a
elaboração de um documento intitulado “Cartilha Pedagógica” com o objetivo de
subsidiar a prática pedagógica em outras instituições.