Show simple item record

dc.contributor.authorPEREIRA, ELIZABETE
dc.date.accessioned2021-09-16T19:49:16Z
dc.date.available2021-09-16T19:49:16Z
dc.date.issued2019-11-08
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/976
dc.description.abstractA abordagem ao trabalho do pedagogo nas escolas públicas brasileiras tem se efetivado na busca por melhorias na questão do processo ensino-aprendizagem; no entanto, está relacionada também à autoafirmação desse profissional no interior das instituições. Esta pesquisa objetiva analisar os desafios e as possibilidades de contribuição do pedagogo para a aprendizagem dos alunos de sextos anos do Ensino Fundamental II por intermédio, principalmente, da implementação de ações que configuram o Projeto de Acompanhamento Pedagógico nas quatro turmas matriculadas no ano de 2019, na EEEFM Ermentina Leal. A bibliografia utilizada corrobora a opinião de vários autores acerca da importância deste profissional tanto para o trabalho dos professores como para uma escola efetivamente democrática. O referencial teórico que suporta esta investigação está ancorado em Franco, Pimenta, Libâneo e Freire, entre outros. Desta forma, discorremos sobre o trabalho do pedagogo no dia a dia do contexto escolar levando em conta mecanismos imprescindíveis para a aprendizagem, como a condução e o apoio ao planejamento dos professores e as dificuldades de aprendizagem dos alunos, provenientes muitas vezes das peculiaridades que cada ser humano possui para aprender. Também enfocamos a importância da família para o desempenho satisfatório dos alunos. Por meio de uma pesquisa qualitativa ancorada pelo método de Observação Participante, em que a autora é um dos sujeitos da pesquisa, o trabalho proporciona a aplicação de questionários com entrevistas semiestruturadas e subsequentes questões em aberto, aplicadas aos professores de quatro turmas de sextos anos da Escola Ermentina Leal, aos funcionários da instituição, a 20 pais de alunos e a duas pedagogas – sujeitos desta pesquisa. Os resultados mostraram a percepção dos entrevistados acerca do acompanhamento pedagógico realizado e melhorias no desempenho dos estudantes após o referido trabalho. Há também, por fim, a elaboração de um documento intitulado “Cartilha Pedagógica” com o objetivo de subsidiar a prática pedagógica em outras instituições.pt_BR
dc.subjectpedagogo, acompanhamento pedagógico, aprendizagempt_BR
dc.titleDESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO SEXTO ANOpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record